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A mudança de nível ocorrida em 2008 e nos anos seguinte se deve ao fato de que, até o ano de 2007, o INEP considerava o EJA - Ensino de Jovens e Adultos - como Ensino Fundamental. A partir de 2008, o EJA virou uma modalidade de ensino a parte.

Fontes

MEC/SEDUC

Fontes

MEC/SEDUC
Considera-se o abastecimento de água adequado quando a forma é por rede geral de distribuição. Para fins de calculo, foram considerados somente os domicílios particulares permanentes.

Fontes

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - Ministério do Planejamento
Foram utilizados os dados para a eleição que definiu o cargo mais alto do ano (Presidente ou Prefeito), sempre do turno inicial. Para o ano de 2010, foi utilizada a eleição de Governador ao invés de Presidente.

Fontes

Tribunal Superior Eleitoral - TSE

Fontes

MEC
Os dados podem sofrer alterações de acordo com as revisões da EPTC.

Fontes

EPTC - Empresa Pública de Transporte e Circulação
Os dados podem sofrer alterações de acordo com as revisões da EPTC.

Fontes

EPTC - Empresa Pública de Transporte e Circulação
Os dados podem sofrer alterações de acordo com as revisões da EPTC.

Fontes

EPTC - Empresa Pública de Transporte e Circulação
O número de acidentes da cidade pode ser superior ao somatório dos valores apresentados por bairros e regiões devido aos registros que não possuem endereço para sua localização.

Fontes

EPTC - Empresa Pública de Transporte e Circulação.
PSC = Prestação de Serviço a Comunidade
LA = Liberdade Assistida
O total informado consiste no somatório das informações no ano referência podendo haver casos de repetições de acordo com a contagem efetuada pelo Serviço de Proteção Social.

Fontes

MDS
A disponibilização dos dados é decenal. A próxima atualização será a partir dos resultados do censo Demográfico 2020.
A população analfabeta negra da cidade é superior ao somatório dos valores apresentados pelas Regiões. A diferença deve-se a restrição de dados feita pelo IBGE para proteção dos dados dos informantes da pesquisa. População negra é a soma da população parda e população preta.

Fontes

IBGE

Fontes

MEC/SEDUC

Fontes

MEC/SEDUC
Foram utilizados os dados para a eleição que definiu o cargo mais alto do ano (Presidente ou Prefeito), sempre do turno inicial. Para o ano de 2010, foi utilizada a eleição de Governador ao invés de Presidente.

Fontes

Tribunal Superior Eleitoral - TSE
Considera apenas os domicílios particulares próprios, alugados ou cedido em áreas com ordenamento urbano regular. Não foram incluídos os domicílios com quadra e face não identificáveis.

Fontes

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Fontes

Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo - SMAMUS/PMPA.
Os dados podem sofrer alterações de acordo com as revisões da EPTC.

Fontes

EPTC - Empresa Pública de Transporte e Circulação
Os dados podem sofrer alterações de acordo com as revisões da EPTC.

Fontes

EPTC - Empresa Pública de Transporte e Circulação
O número de nascidos vivos na cidade é superior ao somatório dos valores disponibilizados por bairros e regiões. A diferença deve-se aos registros que não possuem endereço para sua localização.
Os dados podem apresentar alguma alteração ao longo do tempo devido a atualizações no DATASUS.

Fontes

DATASUS/MS
Considera apenas os domicílios particulares próprios, alugados ou cedido em áreas com ordenamento urbano regular. Não foram incluídos os domicílios com quadra e face não identificáveis.

Fontes

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - Ministério do Planejamento
Os dados podem apresentar alguma alteração ao longo do tempo devido a atualizações no DATASUS.
Em anos que não houve realização de CENSO foi utilizada a estimativa populacional.

Fontes

DATASUS/MS

Fontes

EPTC - Empresa Pública de Transporte e Circulação.
O universo de indivíduos é limitado àqueles que vivem em domicílios particulares permanentes.

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Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil
As informações de 2000 relativas às regiões Ilhas e Humaitá/Navegantes foram tabuladas em conjunto.

Fontes

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Estão considerados todos os graus de dificuldade. Uma pessoa pode apresentar mais de uma deficiência.

Fontes

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Foram utilizadas as estimativas populacionais de cada ano divulgada pelo IBGE.

Fontes

Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
O total informado consiste no somatório das informações no ano referência podendo haver casos de repetições de acordo com a contagem efetuada pelo Serviço Especializado em Abordagem Social.

Fontes

MDS
As informações são atualizadas periodicamente pela SSP/RS levando em consideração os registros de ocorrências para fatos consumados e podem sofrer alterações em decorrência do andamento das investigações criminais.

Fontes

SSP/RS
As informações são atualizadas periodicamente pela SSP/RS levando em consideração os registros de ocorrências para fatos consumados e podem sofrer alterações em decorrência do andamento das investigações criminais.

Fontes

SSP/RS
As informações são atualizadas periodicamente pela SSP/RS levando em consideração os registros de ocorrências para fatos consumados e podem sofrer alterações em decorrência do andamento das investigações criminais.

Fontes

SSP/RS
As informações são atualizadas periodicamente pela SSP/RS levando em consideração os registros de ocorrências para fatos consumados e podem sofrer alterações em decorrência do andamento das investigações criminais.

Fontes

SSP/RS
Estão considerados todos os graus de dificuldade.

Região Ilhas e Humaitá-Navegantes foram consideradas uma só devido a baixa população na região Ilhas.

O valor total de Porto Alegre não é igual a soma das regiões devido a arredondamentos dos valores estimados.

Fontes

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Região Ilhas e Humaitá-Navegantes foram consideradas uma só devido a baixa população na região Ilhas.

O valor total de Porto Alegre não é igual a soma das regiões devido a arredondamentos dos valores estimados.

Fontes

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Estão considerados todos os graus de dificuldade.

Região Ilhas e Humaitá-Navegantes foram consideradas uma só devido a baixa população na região Ilhas.

O valor total de Porto Alegre não é igual a soma das regiões devido a arredondamentos dos valores estimados.

Fontes

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Estão considerados todos os graus de dificuldade.

Região Ilhas e Humaitá-Navegantes foram consideradas uma só devido a baixa população na região Ilhas.

O valor total de Porto Alegre não é igual a soma das regiões devido a arredondamentos dos valores estimados.

Fontes

IBGE - Censo Demográfico
As informações são atualizadas periodicamente pela SSP/RS levando em consideração os registros de ocorrências para fatos consumados e podem sofrer alterações em decorrência do andamento das investigações criminais.

Fontes

SSP/RS
Considerou-se a demanda manifesta por vaga nas escolas municipais infantis e nas escolas de ensino fundamental que oferecem turmas de jardim.
Não aparecem no cálculo o atendimento e a demanda das escolas especiais e EMEF de Surdos Bilingue Salomão Watnick, uma vez que as mesmas não registram demanda na lista de espera infantil.

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SIE/RME
Para anos não censitários foi utilizada a população do censo anterior.

Fontes

SMED/IBGE

Fórmula de cálculo

Total de MATRÍCULADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL em TODAS AS REDES da Cidade ou Região /POPULAÇÃO DE 6 A 14 ANOS DE IDADE da Cidade ou Região.
Fórmula do cálculo: (Nº de Matrícula atual 0 a 3 / demanda considerada 0 a 3) *100 Onde: Nº de matrícula atual 0 a 3 = nº de alunos matriculados nas escolas infantis da Rede Municipal de Ensino na data estabelecida para o término do processo de seleção de alunos novos Demanda considerada 0 a 3 = (inscritos-efetivados-desistentes) 0 a 3 + Matrícula atual 0 a 3.

Fontes

SIE RME

Fontes

Secretaria Municipal da Fazenda

Fontes

Secretaria Municipal da Fazenda
Considera os domicílios cujo lixo é coletado por serviço de limpeza ou caçamba.

Fontes

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
No Ensino Fundamental estão compreendidos os anos iniciais e os anos finais e no Ensino Médio apenas o propedêutico (não incluindo curso normal e curso técnico integrado).

Fontes

MEC

Fontes

MEC/SEDUC

Fontes

MEC/SEDUC

Fontes

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Nos anos de 1991 e 2000, os domicílios do tipo "Casa de vila ou em condomínio" estão contabilizados no tipo "Casa". Em todos os anos foram considerados somente os domicílios particulares permanentes.

Fontes

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - Ministério do Planejamento

Fontes

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Nestes valores já estão contabilizados os domicílios indigentes.

Fontes

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Fontes

RAIS/MTE

Fontes

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
As informações são atualizadas periodicamente pela SSP/RS levando em consideração os registros de ocorrências para fatos consumados e podem sofrer alterações em decorrência do andamento das investigações criminais.

Fontes

SSP/RS
As informações são atualizadas periodicamente pela SSP/RS levando em consideração os registros de ocorrências para fatos consumados e podem sofrer alterações em decorrência do andamento das investigações criminais.

Fontes

SSP/RS

Fontes

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Fontes

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Fontes

IBGE
A rede particular, a partir de 2014,está subdividida em escolas particulares e escolas particulares conveniadas. As escolas particulares conveniadas são aquelas que possuem convênio com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PMPA).

Fontes

MEC
Considera apenas os domicílios particulares próprios, alugados ou cedido em áreas com ordenamento urbano regular. Não foram incluídos os domicílios com quadra e face não identificáveis.

Fontes

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - Ministério do Planejamento
Considera-se esgoto sanitário adequado quando a forma é por rede geral de esgoto ou pluvial ou por fossa séptica. Para fins de cálculo, foram considerados somente os domicílios particulares permanentes.

Fontes

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - Ministério do Planejamento
As informações são atualizadas periodicamente pela SSP/RS levando em consideração os registros de ocorrências para fatos consumados e podem sofrer alterações em decorrência do andamento das investigações criminais.

Fontes

SSP/RS

Fontes

Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil/Atlas do Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas Brasileiras (2014).
Para acessar os dados das regiões, baixe o Atlas do Desenvolvimento Humano disponível no site do ObservaPOA. Atente que os dados são utilizando a metodologia antiga!

Fontes

Atlas do Desenvolvimento Humano da Região Metropolitana de Porto Alegre
Foi utilizado o mês de janeiro como mês referência.
Até o ano de 2021 os dados correspondem ao Programa Bolsa Família. Após, os dados referem-se ao Programa Auxílio Brasil.

Fontes

MDS
Foi utilizado o mês de janeiro como mês referência.

Fontes

MDS
Foi utilizado o mês de janeiro como referência

Fontes

MDS
Foram utilizados os dados tratados conforme critérios do Ministério da Cidadania.

Fontes

MDS
Foram utilizados os dados tratados conforme critérios do Ministério da Cidadania.

Fontes

MDS
Foram utilizados os dados tratados conforme critérios do Ministério da Cidadania.

Fontes

MDS
Foi utilizado como referência o mês de janeiro.

Fontes

MDS
Foi utilizado como referência o mês de janeiro.

Fontes

MDS
Foi utilizado como referência o mês de janeiro.

Fontes

MDS
Os dados são do mês de dezembro do respectivo ano.

Os tipos oficiais de veículos utilizados pelo DETRAN foram agrupados na seguinte forma:



Carro = Automóvel + Camioneta;

Caminhão = Caminhão + Caminhão Trator + Caminhonete;

Motocicleta = Ciclomotor + Motocicleta + Motoneta;

Ônibus = Microônibus + Ônibus;

Utilitário = Utilitário;

Outros = Motor-Casa + Triciclo + Quadriciclo + Reboque + Semi-Reboque + Side Car + Trator de Rodas + Trator de Esteiras + Trator Misto + Sem tipo;

Fontes

Departamento Estadual de Trânsito - DETRAN/RS
As informações são atualizadas periodicamente pela SSP/RS levando em consideração os registros de ocorrências para fatos consumados e podem sofrer alterações em decorrência do andamento das investigações criminais.

Fontes

SSP/RS
As informações são atualizadas periodicamente pela SSP/RS levando em consideração os registros de ocorrências para fatos consumados e podem sofrer alterações em decorrência do andamento das investigações criminais.

Fontes

SSP/RS
O número de nascidos na cidade é superior ao somatório dos valores disponibilizados por bairros e regiões. A diferença deve-se aos registros que não possuem endereço para sua localização.
Os dados podem apresentar alguma alteração ao longo do tempo devido a atualizações no DATASUS.
OBSERVAÇÃO: A soma dos valores absolutos das regiões não corresponde ao valor absoluto da cidade, pois, no valor absoluto da cidade estão incluídos os valores ignorados (quando a pessoa não responde a questão, o valor é considerado "ignorado").

Fontes

DATASUS/MS
O número de nascidos na cidade é superior ao somatório dos valores disponibilizados por bairros e regiões. A diferença deve-se aos registros que não possuem endereço para sua localização.
Os dados podem apresentar alguma alteração ao longo do tempo devido a atualizações no DATASUS.
OBSERVAÇÃO: A soma dos valores absolutos das regiões não corresponde ao valor absoluto da cidade, pois, no valor absoluto da cidade estão incluídos os valores ignorados (quando a pessoa não responde a questão, o valor é considerado "ignorado").

Fontes

DATASUS/MS
O valor de Porto Alegre para o ano de 2010 inclui homens responsáveis por domicílio com e sem responsabilidade compartilhada.

Fontes

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
As informações são atualizadas periodicamente pela SSP/RS levando em consideração os registros de ocorrências para fatos consumados e podem sofrer alterações em decorrência do andamento das investigações criminais.

Fontes

SSP/RS
Para o cálculo, foi utilizada a idade do carro no dia 31/12 do respectivo ano e considerados somente os veículos de tipo "Automóvel" e "Camioneta". Foram considerados os veículos de fabricação no próprio ano de competência com idade zero no período (o que pode gerar uma atualização em anos anteriores).

Fontes

Departamento Estadual de Trânsito - DETRAN/RS
O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é um indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho em exames padronizados (Prova Brasil ou Saeb) - realizados pelos estudantes ao final da 8ª série do ensino fundamental - com informações sobre rendimento escolar. O índice varia de 0 a 10.

Fontes

MEC
O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é um indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho em exames padronizados (Prova Brasil ou Saeb) – realizados pelos estudantes ao final da 4ª série do ensino fundamental – com informações sobre rendimento escolar. O índice varia de 0 a 10.

Fontes

MEC
Considera apenas os domicílios particulares próprios, alugados ou cedido em áreas com ordenamento urbano regular. Não foram incluídos os domicílios com quadra e face não identificáveis.

Fontes

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - Ministério do Planejamento
O Idese varia de zero a um e permite que se classifique os municípios em três níveis de desenvolvimento: baixo (índices até 0,499), médio (entre 0,500 e 0,799) ou alto (maiores ou iguais a 0,800).

Fontes

FEE - Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser. (Os dados informados contemplam a revisão metodológica efetuada pela FEE)
O IDHM varia de 0 a 1 e permite classificar os municípior em 4 níveis de desenvolvimento humano: Muito baixo (valores até 0,499); Baixo (valores entre 0,5 e 0,599); Médio (valores entre 0,6 e 0,699); Alto (valores entre 0,7 e 0,799) e Muito alto (valores de 0,8 a 1)

Fontes

Atlas do Desenvolvimento Humano da Região Metropolitana de Porto Alegre.
Para acessar os dados das regiões, baixe o Atlas do Desenvolvimento Humano disponível no site do ObservaPOA. Atente que os dados são utilizando a metodologia antiga!

Fontes

Atlas do Desenvolvimento Humano da Região Metropolitana de Porto Alegre
Considera apenas os domicílios particulares próprios, alugados ou cedido em áreas com ordenamento urbano regular. Não foram incluídos os domicílios com quadra e face não identificáveis.

Fontes

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - Ministério do Planejamento

Fontes

SNIS/MDR

Fontes

Sistema FIRJAN
As informações são atualizadas periodicamente pela SSP/RS levando em consideração os registros de ocorrências para fatos consumados e podem sofrer alterações em decorrência do andamento das investigações criminais.

Fontes

SSP/RS
Foram considerados apenas os leitos de internação.
Os dados podem apresentar alguma alteração ao longo do tempo devido a atualizações no DATASUS.

Fontes

DATASUS/MS
Foi utilizada a população contada no Censo Demográfico de 2010.
Os dados podem apresentar alguma alteração ao longo do tempo devido a atualizações no DATASUS.

Fontes

DATASUS/MS; IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Considera apenas os domicílios particulares próprios, alugados ou cedido em áreas com ordenamento urbano regular. Não foram incluídos os domicílios com quadra e face não identificáveis.

Fontes

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - Ministério do Planejamento

Fontes

MEC

Fórmula de cálculo

Indicador 10A = ((Matrículas da Educação de Jovens e Adultos de nível fundamental e médio integrada à Educação Profissional)/(Total de matrículas da Educação de jovens e Adultos de nivel fundamental e médio))*100
Para calcular esse indicador é utilizada apenas a variável do Censo da Educação Básica que informa o quantitativo de matrículas de Educação Profissional nas diferentes etapas da Educação Básica.

Fontes

MEC

Fórmula de cálculo

Indicador I11A = Total de Matrículas de Educação Profissional Técnica de Nível Médio

Fontes

MEC

Fórmula de cálculo

Indicador I11B = ((Matrículas atuais na rede pública - Matrículas em 2013 na rede pública)/(Matrículas totais atuais - Matrículas totais em 2013))*100

Fontes

MEC

Fórmula de cálculo

Indicador I11C = (Matrículas na rede pública no ano - Matrículas na rede pública em 2013)/(Matrículas em 2013))*100
Devido a nova metodologia do INEP (implantada em 2022) pode haver alguma inconsistência em anos anteriores.

Fontes

IBGE

Fórmula de cálculo

Indicador I12A = ((Total da população que frequenta cursos de graduação)/(Total da população de 18 a 24 anos de idade))*100
Devido a nova metodologia do INEP (implantada em 2022) pode haver alguma inconsistência em anos anteriores.

Fontes

IBGE

Fórmula de cálculo

Indicador I12B = ((População de 18 a 24 anos que frequenta ou já concluiu cursos de graduação)/(Total da população de 18 a 24 anos))*100

Fontes

MEC

Fórmula de cálculo

Indicador I12C = ((Variação das matrículas em cursos de graduação de IES públicas num período "t")/(Variação total das matrículas em cursos de graduação no período "t"))*100

Fontes

MEC

Fórmula de cálculo

Indicador I13A = ((Docentes com doutorado na Educação Superior)/(Total de docentes na Educação Superior))*100

Fontes

MEC

Fórmula de cálculo

Indicador I13B = ((Docentes com doutorado na Educação Superior)/(Total de docentes na Educação Superior))*100

Fontes

CAPES

Fórmula de cálculo

Indicador I14A = Somatório do número de Mestrados no ano.

Fontes

CAPES

Fórmula de cálculo

Indicador I14B = Somatório dos títulos de Doutorados concedidos no ano.
A respeito da formação de docentes para a educação básica, o indicador 15A se baseia nos artigos 62 e 63 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996 (BRASIL, 1996), os quais dispõem que “a formação docente para atuar na educação básica deverá ter em nível superior, em curso de licenciatura plena, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade normal”.

Fontes

MEC

Fórmula de cálculo

Indicador 15A = ((Quantidade de docências da educação infantil com professores cuja formação superior está adequada à área de conhecimento que lecionam) / (Quantidade total de docências da educação infantil))*100
A respeito da formação de docentes para a educação básica, o indicadores 15B se baseia nos artigos 62 e 63 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996 (BRASIL, 1996), os quais dispõem que “a formação docente para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura plena, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade normal”.

Fontes

MEC

Fórmula de cálculo

Indicador 15B = ((quantidade de docências dos anos iniciais do ensino fundamental com professores cuja formação superior está adequada à area de conhecimento que lecionam)/(quantidade total de docências dos anos iniciais do ensino fundamental))*100
A respeito da formação de docentes para a educação básica, o indicador 15C se baseia nos artigos 62 e 63 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996 (BRASIL, 1996), os quais dispõem que “a formação docente para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura plena, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade normal”.

Fontes

MEC

Fórmula de cálculo

Indicador 15C = ((quantidade de docências dos anos finais do ensino fundamental com professores cuja formação superior está adequada à área de conhecimento que lecionam)/(quantidade total de docências dos anos finais do ensino fundamental))*100
A respeito da formação de docentes para a educação básica, o indicador 15D se baseia nos artigos 62 e 63 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996 (BRASIL, 1996), os quais dispõem que “a formação docente para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura plena, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade normal”.

Fontes

MEC

Fórmula de cálculo

Indicador 15D = ((quantidade de docências do ensino médio com professores cuja formação superior está adequada à área de conhecimento que lecionam)/(quantidade total de docências do ensino médio))

Fontes

MEC

Fórmula de cálculo

Indicador 16A = ((Professores com pós-graduação)/(Total de professores))*100

Fontes

MEC

Fórmula de cálculo

Indicador 16B = ((Professores com formação continuada)/(Total de professores))*100
O indicador 17A representa a razão (expressa como um percentual, ou seja, uma fração de 100) entre o rendimento bruto médio mensal dos profissionais do magistério das redes públicas (Federal, distrital, estaduais e municipais) de educação básica com nível superior completo e o rendimento bruto médio mensal dos demais profissionais com algum vínculo emprega.
Devido a nova metodologia do INEP (implantada em 2022) pode haver alguma inconsistência em anos anteriores.

Fontes

IBGE

Fórmula de cálculo

Indicador 17A = ((rendimento bruto médio mensal dos profissionais do magistério das redes públicas de educação básica, com nível superior completo) / ( rendimento bruto médio mensal dos demais profissionais assalariados, com nível superior completo))*100
Para identificação das crianças que compõem o público-alvo da meta se utiliza a idade em
anos completos considerando a data de referência de 31 de março, seguindo o que estabelece
a Resolução CNE/CEB nº 06, de 21 de outubro de 2010.

Fontes

IBGE

Fórmula de cálculo

Indicador 1a = ((População de 4 a 5 anos que frequentam escola)/(População de 4 a 5 anos))*100
Para identificação das crianças que compõem o público-alvo da meta se utiliza a idade em
anos completos considerando a data de referência de 31 de março, seguindo o que estabelece
a Resolução CNE/CEB nº 06, de 21 de outubro de 2010.

Fontes

IBGE

Fórmula de cálculo

Indicador 1B = ((População de 0 a 3 anos que frequenta escola)/População de 0 a 3 anos total))*100
Para identificação das crianças que compõem o público-alvo da meta se utiliza a idade em
anos completos considerando a data de referência de 31 de março, seguindo o que estabelece
a Resolução CNE/CEB nº 06, de 21 de outubro de 2010.
Devido a nova metodologia do INEP (implantada em 2022) pode haver alguma inconsistência em anos anteriores.

Fontes

IBGE

Fórmula de cálculo

Indicador I2A = ((População de 6 a 14 anos que frequentou ou já concluíu o ensino fundamental)/(População total de pessoas de 6 a 14 anos))*100
Devido a nova metodologia do INEP (implantada em 2022) pode haver alguma inconsistência em anos anteriores.

Fontes

IBGE

Fórmula de cálculo

Indicador I2B = ((População de 16 anos com pelo menos o Ensino Fundamental concluído)/(População de 16 anos total))*100
Para identificação dos jovens que compõem o público-alvo da meta se utiliza a idade em
anos completos considerando a data de referência de 31 de março, seguindo o que estabelece
a Resolução CNE/CEB nº 06, de 21 de outubro de 2010.
Devido a nova metodologia do INEP (implantada em 2022) pode haver alguma inconsistência em anos anteriores.

Fontes

IBGE

Fórmula de cálculo

Indicador 3A = ((População de 15 a 17 anos que frequenta a escola ou que já concluíu a educação básica)/(População de 15 a 17 anos))*100
Para identificação dos jovens que compõem o público-alvo da meta se utiliza a idade em
anos completos considerando a data de referência de 31 de março, seguindo o que estabelece
a Resolução CNE/CEB nº 06, de 21 de outubro de 2010.
Devido a nova metodologia do INEP (implantada em 2022) pode haver alguma inconsistência em anos anteriores.

Fontes

IBGE

Fórmula de cálculo

Indicador I3B = ((População de 15 a 17 anos que frequenta o ensino médio ou possui educação básica completa)/(População de 15 a 17 anos total))*100
O indicador representa a proporção de indivíduos de 4 a 17 anos de idade com deficiência
que frequentam a escola em relação à população total com deficiência nessa faixa etária. São
considerados os dados da população de 4 a 17 anos que não consegue ou tem grande dificuldade
em pelo menos um dos seguintes aspectos: enxergar, ouvir, caminhar, subir degraus e/ou possui
alguma deficiência mental/intelectual permanente que limite as suas atividades habituais.

Fontes

Censo Demográfico.

Fórmula de cálculo

Indicador I4A = ((População de 4 a 17 anos com deficiência que frequenta a escola)/(População de 4 a 17 anos com deficiência))*100
O indicador representa a proporção de matrículas em classes comuns do ensino regular e/ou da educação de jovens e adultos da educação básica de alunos de 4 a 17 anos de idade com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, em relação ao total geral de matrículas desses estudantes.

Fontes

MEC

Fórmula de cálculo

Indicador I4B = ((Matrículas de alunos de 4 a 17 anos com deficiência, TGD e altas habilidades ou superdotação que estudam em classes comuns da educação básica)/(Total de matriculas de alunos de 4 a 17 anos com deficiência, TGD e altas habilidades ou superdotação))*100
A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) foi desenvolvida pelo Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com o objetivo de aferir os níveis de
alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e alfabetização em Matemática das crianças
regularmente matriculadas no 3º ano do ensino fundamental, fase final do Ciclo de Alfabetização,
bem como as condições das instituições de ensino às quais estão vinculadas.

Fontes

Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA).
A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) foi desenvolvida pelo Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com o objetivo de aferir os níveis de
alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e alfabetização em Matemática das crianças
regularmente matriculadas no 3º ano do ensino fundamental, fase final do Ciclo de Alfabetização,
bem como as condições das instituições de ensino às quais estão vinculadas.

Fontes

Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA).
A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) foi desenvolvida pelo Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com o objetivo de aferir os níveis de
alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e alfabetização em Matemática das crianças
regularmente matriculadas no 3º ano do ensino fundamental, fase final do Ciclo de Alfabetização,
bem como as condições das instituições de ensino às quais estão vinculadas.

Fontes

Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA).
Para a compreensão adequada é importante estabelecer a definição dos seguintes conceitos: Público Alvo da ETI = são os alunos da educação básica cujas matrículas de escolarização são em escola pública, presenciais e não pertencem à Educação de Jovens e Adultos nem à Educação Profissional Técnica de Nível Médio, oferecida na forma Subsequente ou Concomitante; Jornada de Tempo Integral = é a jornada cuja duração é, em média, igual ou superior a sete horas diárias, contabilizada a partir da soma da carga horária da matrícula de escolarização do aluno na escola pública com a carga horária total das matrículas de Atividade Complementar (AC) e/ou de Atendimento Educacional Especializado (AEE) realizadas em instituições públicas e/ou privadas.

Fontes

MEC

Fórmula de cálculo

Indicador I6A = ((Número de alunos da educação básica cujas matrículas de escolarização são em escola pública, presenciais e não pertencem à Educação de Jovens e Adultos nem à Educação Profissional Técnica de Nível Médio)/(número de alunos da educação básica cujas matrículas de escolarização são em escola pública, presenciais e não pertencem à Educação de Jovens e Adultos nem à Educação Profissional Técnica de Nível Médio))*100
O Indicador 6B representa o percentual de escolas públicas da educação básica que possuem pelo menos 25% dos alunos do público alvo da ETI em jornada de tempo integral, em relação ao total de escolas que possuem alunos do público alvo da ETI.

Fontes

MEC

Fórmula de cálculo

Indicador I6B = ((Número de escolar que possui pelo menos 25% dos alunos do público alvo da ETI em jornada de tempo integral no ano)/(Número de escolas que possuem pelo menos um aluno do público alvo da ETI no ano t))*100

Fontes

MEC

Fórmula de cálculo

Indicador I7A = (Taxa média de aprovação dos anos inicias do ensino fundamental)*(Proficiência média padronizada dos alunos do 5º ano do ensino fundamental nas avaliações do Saeb)

Fontes

MEC

Fórmula de cálculo

Indicador I7B = (Taxa média de aprovação nos anos finais do ensino fundamental)*(Proficiência média padronizada dos alunos do 9º ano do ensino fundamental nas avaliações do Saeb)
Dado que o objetivo da Meta 8 é que os indivíduos da faixa etária entre 18 e 29 anos completem 12 anos de estudo, o Indicador 8A expressa a média de anos de estudo da população de 18 a 29 anos de idade.
Devido a nova metodologia do INEP (implantada em 2022) pode haver alguma inconsistência em anos anteriores.

Fontes

IBGE

Fórmula de cálculo

Indicador I8A = (Somatório dos anos de estudo das pessoas com 18 a 29 anos)/(População total de pessoas de 18 a 29 anos)
Quanto mais próximo de 100% for o resultado, maior a igualdade entre a média de anos de estudo de negros e não negros. Na presente construção do Indicador 8D, negros agrupam “pretos” e “pardos”, já os “não negros” incluem apenas os “brancos” e os “amarelos”.
Devido a nova metodologia do INEP (implantada em 2022) pode haver alguma inconsistência em anos anteriores.

Fontes

IBGE

Fórmula de cálculo

Indicador I8D = ((Somatório dos anos de estudo de negros na faixa de 18 a 29 anos)/(População de negros de 18 a 29 anos))/((Somatório de anos de estudo de "não negros" na faixa de 18 a 29 anos de idade)/(População de "não negros" na faixa de 18 a 29 anos de idade))
De acordo com o IBGE, analfabeta é a pessoa que não sabe ler e escrever um bilhete simples. Dessa maneira, o Indicador 9A não avalia a capacidade do indivíduo de utilizar a leitura e a escrita, uma vez que as informações que subsidiam seu cálculo não são baseadas em testes educacionais que mensuram o nível de proficiência da pessoa nessas habilidades.
Devido a nova metodologia do INEP (implantada em 2022) pode haver alguma inconsistência em anos anteriores.

Fontes

IBGE

Fórmula de cálculo

Indicador I9A = (População de 15 anos ou mais afalbetizada)/(População de 15 anos ou mais total)
O indicador considera também os indivíduos que concluíram os anos iniciais do ensino fundamental, mas que, porventura, não sabem ler e escrever.
Devido a nova metodologia do INEP (implantada em 2022) pode haver alguma inconsistência em anos anteriores.

Fontes

IBGE

Fórmula de cálculo

Indicador I9B = ((População de 15 ou mais anos de idade que não cuncluiu os anos iniciais do ensino fundamental ou não sabe ler/escrever)/(População de 15 anos total)) * 100
As matriculas contabilizadas na categoria "Educação Especial" são as identificadas como "Educação Especial" (de 2007 a 2010), "Educação Especial - Modalidade Substitutiva" (de 2011 a 2020) e "Educação Especial Exclusiva" (a partir de 2021) no Censo Escolar. Estas matriculas não são contabilizadas nos níveis de ensino.
Metodologia revisada em 2022.

Fontes

MEC
Refere-se a um conjunto constituído de, no mínimo, 51 unidades habitacionais em geral com urbanização fora dos padrões vigentes, denominado como aglomerado subnormal.

O número de domicílios da cidade é superior ao somatório dos valores apresentados pelas Regiões, pela restrição de dados feita pelo IBGE.

No ano de 2000, não havia setor de classificação aglomerados subnormal para Ilhas.

Fontes

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Fontes

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
A indisponibilidade do dado em diversos bairros e na região Ilhas se deve ao fato de não terem setores censitários classificados como 'Aglomerado Subnormal'.

Fontes

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
O número de óbitos de menores de 1 ano de idade na cidade é superior ao somatório dos valores disponibilizados por bairros e regiões. A diferença deve-se aos registros que não possuem endereço para sua localização.
Os dados podem apresentar alguma alteração ao longo do tempo devido a atualizações no DATASUS.

Fontes

SMS/PMPA
O número de óbitos de menores de 5 anos de idade na cidade é superior ao somatório dos valores disponibilizados por bairros e regiões. A diferença deve-se aos registros que não possuem endereço para sua localização.
Os dados podem apresentar alguma alteração ao longo do tempo devido a atualizações no DATASUS.

Fontes

SMS/PMPA
As principais causas de morte relacionadas ao aparelho circulatório são o AVC (acidente vascular cerebral), também conhecido como derrame, doença isquêmica do coração e infarto do miocárdio.
Os dados podem apresentar alguma alteração ao longo do tempo devido a atualizações no DATASUS.

Fontes

DATASUS/MS
O indicador é calculado dividindo o número total de óbitos por doenças do aparelho respiratório pela população total do município multiplicado por 10 mil.
Os dados podem apresentar alguma alteração ao longo do tempo devido a atualizações no DATASUS.

Fontes

DATASUS/MS
Os suicídios estão no grupo de lesões autoprovocadas do CID10, classificados por categoria para indicar sua causa.
Os dados podem apresentar alguma alteração ao longo do tempo devido a atualizações no DATASUS.

Fontes

DATASUS/MS
Para o cálculo foram considerados todos veículos registrados nos 20 tipos, além dos que não se enquadravam em nenhum tipo utilizado pelo DETRAN. Para os anos não censitários foi utilizada a estimativa de população do IBGE (a metodologia foi modificada em 2021).

Fontes

Departamento Estadual de Trânsito - DETRAN/RS e IBGE
O indicador tem como referência anual o mês de dezembro.

Fontes

ERGON
O valor de Porto Alegre para o ano de 2010 inclui mulheres responsáveis por domicílio com e sem responsabilidade compartilhada.

Fontes

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Fontes

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
O numero reflete o número de mulheres vereadoras eleitas nas eleições do ano anterior.

Fontes

Tribunal Superior Eleitoral - TSE
O número de nascidos vivos da cidade é superior ao somatório dos valores disponibilizados por bairros e regiões. A diferença deve-se aos registros que não possuem endereço para sua localização.
Os dados podem apresentar alguma alteração ao longo do tempo devido a atualizações no DATASUS.

Fontes

DATASUS/MS
O número de nascidos vivos da cidade é superior ao somatório dos valores disponibilizados por bairros e regiões. A diferença deve-se aos registros que não possuem endereço para sua localização.
Os dados podem apresentar alguma alteração ao longo do tempo devido a atualizações no DATASUS.

Fontes

DATASUS/MS
Os dados podem apresentar alguma alteração ao longo do tempo devido a atualizações no DATASUS.

Fontes

SMS/PMPA
O indicador tem como referência anual o mês de dezembro.

Fontes

ERGON
Agrupamento por Classes de Atividade. Inclusive Rais Negativa.

Fontes

RAIS/MTE

Fontes

EPTC - Empresa Pública de Transporte e Circulação
Os dados podem sofrer alterações de acordo com as revisões efetuadas pela EPTC.

Fontes

EPTC - Empresa Pública de Transporte e Circulação
As informações são atualizadas periodicamente pela SSP/RS levando em consideração os registros de ocorrências para fatos consumados e podem sofrer alterações em decorrência do andamento das investigações criminais. As ocorrências bancárias estão contidas no geral de furtos e roubos, e correspondem, respectivamente, aos furtos/arrombamentos a caixa eletrônico e estabelecimento bancário, e aos roubos a estabelecimento bancário, a estabelecimento bancário com lesões e a posto bancário.

Fontes

SSP/RS
As informações são atualizadas periodicamente pela SSP/RS levando em consideração os registros de ocorrências para fatos consumados e podem sofrer alterações em decorrência do andamento das investigações criminais. As ocorrências em estabelecimentos comerciais estão contidas no geral de furtos e roubos, e correspondem, respectivamente, ao furto/arrombamento em estabelecimento comercial, e aos roubos a estabelecimento comercial, a mini-mercados e armazéns, a estabelecimento comercial com lesões e a joalherias e óticas.

Fontes

SSP/RS
As informações são atualizadas periodicamente pela SSP/RS levando em consideração os registros de ocorrências para fatos consumados e podem sofrer alterações em decorrência do andamento das investigações criminais. As ocorrências em transportes coletivos e lotações estão contidas no geral de roubos, e correspondem, respectivamente, aos roubos de passageiros em transporte coletivo e lotações, e aos roubos a motoristas de lotações e a transporte coletivo.

Fontes

SSP/RS
Região Ilhas e Humaitá-Navegantes foram consideradas uma só devido a baixa população na Região Ilhas.
O valor total de Porto Alegre não é igual a soma das regiões devido a arredondamentos dos valores estimados.

Fontes

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
O número de nascidos vivos da cidade é superior ao somatório dos valores disponibilizados por bairros e regiões. A diferença deve-se aos registros que não possuem endereço para sua localização.
Os dados podem apresentar alguma alteração ao longo do tempo devido a atualizações no DATASUS.

Fontes

DATASUS/MS
Para o ano de 2000 considera todos domicílios particulares permanentes e apenas pavimentação total.
Para o ano de 2010 considera apenas os domicílios particulares próprios, alugados ou cedidos em áreas com ordenamento urbano regular. Não foram incluídos os domicílios com quadra e face não identificáveis.

Fontes

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - Ministério do Planejamento
Estão considerados todos os graus de dificuldade.

Caso uma pessoa pode apresente mais de uma das deficiências investigadas ela será contada uma única vez.

Região Ilhas e Humaitá-Navegantes foram consideradas uma só devido a baixa população na região Ilhas.

O valor total de Porto Alegre não é igual a soma das regiões devido a arredondamentos dos valores estimados.

Fontes

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Refere-se a um conjunto constituído de, no mínimo, 51 unidades habitacionais em geral com urbanização fora dos padrões vigentes, denominado aglomerado subnormal.

A população da cidade é superior ao somatório dos valores apresentados pelas Regiões, pela restrição de dados feita pelo IBGE.

No ano de 2000, não havia setor de classificação aglomerados subnormal para Ilhas.

Fontes

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Fontes

Secretaria Municipal da Fazenda

Fontes

Secretaria Municipal da Fazenda

Fontes

Secretaria Municipal da Fazenda
A Educação Infantil destinava-se à faixa etária de 0 a 6 anos em 2000, tendo sido legalmente alterada durante o período deste estudo, sendo a faixa etária de 0 a 5 anos considerada adequada a esse nível em 2010. Com os indicadores recalculados para 2000 pela FJP para a plataforma fonte, este problema da diferença etária foi contabilizado adequando-se os valores dos índices à realidade da distribuição etária por nível de 2010.

Fontes

Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil/Atlas do Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas Brasileiras (2014).
O indicador mostra entre os tipos de destinação de benefícios do Bolsa Família e/ou Auxílio Brasil qual o percentual destinado para Superação da Extrema Pobreza. Foi utilizado como referência o mês de janeiro.

Fontes

MDS

Fontes

Secretaria Municipal da Fazenda.

Fontes

Secretaria Municipal da Fazenda

Fontes

FASC
No cálculo do indicador são considerados apenas os domicílios particulares permanentes.

Fontes

Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil (2013).

Fontes

Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil (2013).
PNAD Contínua(2018)
Inclui despesas intraorçamentárias

Fontes

Cubo Orçamentário/SMF

Fontes

Secretaria Municipal da Fazenda - SMF
Foram utilizados os dados tratados conforme critérios do Ministério da Cidadania.

Fontes

MDS
Foi utilizado o mês de janeiro como referência.

Fontes

MDS
Foi utilizado o mês de janeiro como mês referência.

Fontes

MDS
Foi utilizado o mês de janeiro como mês referência.

Fontes

MDS
Foi utilizado o mês de janeiro como mês referência.

Fontes

MDS
O indicador tem como referência anual o mês de dezembro.

Fontes

ERGON
Referente ao mês de janeiro

Fontes

FASC
Os dados das Regiões Humaitá-Navegantes e Ilhas foram tabulados em conjunto. Este indicador se chamava "Percentual de pobres"

Fontes

Atlas do Desenvolvimento Humano da Região Metropolitana de Porto Alegre
Os dados das Regiões Humaitá-Navegantes e Ilhas foram tabulados em conjunto. Este indicador se chamava "Percentual de indigentes"

Fontes

Atlas do Desenvolvimento Humano da Região Metropolitana de Porto Alegre
Foi utilizado o mês de janeiro como referência.

Fontes

MDS
Foi utilizada a média anual do número de pessoas em pobreza e extrema pobreza cadastradas no CADÚNICO e a estimativa populacional anual.

Fontes

MDS
IBGE

Fórmula de cálculo

Média anual de pessoas/população estimada
Foi utilizado o mês de janeiro como referência.

Fontes

MDS
Em 2000 as informações das Regiões Ilhas e Humaitá/Navegantes foram tabuladas em conjunto.

Em 2010, a população branca da cidade é superior ao somatório dos valores apresentados pelas Regiões. A diferença deve-se a restrição de dados feita pelo IBGE para proteção dos dados dos informantes da pesquisa.

Fontes

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
O número de adolescentes da cidade é superior ao somatório dos valores apresentados pelas Regiões. A diferença deve-se a restrição de dados feita pelo IBGE para proteção dos dados dos informantes da pesquisa.

Fontes

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - Ministério do Planejamento
O número de adultos da cidade é superior ao somatório dos valores apresentados pelas Regiões. A diferença deve-se a restrição de dados feita pelo IBGE para proteção dos dados dos informantes da pesquisa.

Fontes

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - Ministério do Planejamento
O número de crianças da cidade é superior ao somatório dos valores apresentados pelas Regiões. A diferença deve-se a restrição de dados feita pelo IBGE para proteção dos dados dos informantes da pesquisa.

Fontes

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - Ministério do Planejamento

Fontes

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
O número de idosos da cidade é superior ao somatório dos valores apresentados pelas Regiões. A diferença deve-se a restrição de dados feita pelo IBGE para proteção dos dados dos informantes da pesquisa.

Fontes

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - Ministério do Planejamento
O número de jovens da cidade é superior ao somatório dos valores apresentados pelas Regiões. A diferença deve-se a restrição de dados feita pelo IBGE para proteção dos dados dos informantes da pesquisa.

Fontes

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - Ministério do Planejamento

Fontes

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Região Ilhas e Humaitá-Navegantes foram consideradas uma só devido a baixa população na Região Ilhas.
O valor total de Porto Alegre não é igual a soma das regiões devido a arredondamentos dos valores estimados.

Fontes

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
O número de crianças de 0 a 3 anos da cidade é superior ao somatório dos valores apresentados pelas Regiões. A diferença deve-se a restrição de dados feita pelo IBGE para proteção dos dados dos informantes da pesquisa.

Fontes

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - Ministério do Planejamento
A categoria negra é a junção de duas outras categorias utilizadas pelo IBGE: preta e parda.
O total da população de cor negra da cidade é superior ao somatório dos valores apresentados pelas Regiões. A diferença deve-se a restrição de dados feita pelo IBGE para proteção dos dados dos informantes da pesquisa.

Fontes

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Fontes

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - Ministério do Planejamento
O indicador é calculado dividindo o número total de nascidos vivos cujas mães fizeram menos de 7 consultas pré-natal pelo número total de nascidos vivos no município multiplicado por 100.
Os dados podem apresentar alguma alteração ao longo do tempo devido a atualizações no DATASUS.

Fontes

DATASUS/MS
Série histórica com retropolação dos dados até 2002. Dados atualizados em 2023.

Fontes

IBGE

Fontes

IBGE

Fontes

SMAMUS/PMPA
Considera apenas os domicílios particulares próprios, alugados ou cedido em áreas com ordenamento urbano regular. Não foram incluídos os domicílios com quadra e face não identificáveis.

Fontes

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Fontes

Secretaria Municipal da Fazenda
Na despesa considera-se o valor empenhado no ano.

Fontes

Secretaria Municipal da Fazenda
É um indicador complementar ao indicador "Esgoto adequado" do tema "Infraestrutura".

Fontes

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
É a relação entre o rendimento nominal mediano mensal, de trabalho dos homens com 10 anos ou mais, sobre o rendimento nominal mediano mensal de trabalho das mulheres com 10 anos ou mais.



Os dados das Regiões Ilhas e Humaitá/Navegantes foram tabulados em conjunto.

Fontes

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Fontes

PNADC - IBGE

Fórmula de cálculo

Média trimestral rendimentos PNADC

Fontes

PNADC - IBGE
O cálculo da média não inclui os responsáveis por domicílios particulares permanentes sem rendimentos.

Fontes

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Não inclui os responsáveis por domicílios particulares permanentes sem rendimentos.

Fontes

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Não inclui os responsáveis por domicílios particulares permanentes sem rendimentos.

Fontes

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Fontes

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Fontes

IBGE
As informações são atualizadas periodicamente pela SSP/RS levando em consideração os registros de ocorrências para fatos consumados e podem sofrer alterações em decorrência do andamento das investigações criminais.

Fontes

SSP/RS
As informações são atualizadas periodicamente pela SSP/RS levando em consideração os registros de ocorrências para fatos consumados e podem sofrer alterações em decorrência do andamento das investigações criminais.

Fontes

SSP/RS
O indicador é calculado dividindo o número total de roubos no município pela população (total ou estimada) do município multiplicado por 10 mil.
A população estimada utilizada é obtida no site do IBGE.
Números sujeitos a modificações de acordo com os dados de roubos atualizados periodicamente pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul.

Fontes

Secretaria de Segurança Pública do Estado do RS e IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Percentual de pessoas desocupadas na semana de referência em relação às pessoas na força de trabalho nessa semana.

Fontes

PNADC - IBGE

Fórmula de cálculo

Pessoas desocupadas/força de trabalho
Percentual de pessoas desocupadas na semana de referência em relação às pessoas na força de trabalho nessa mesma semana por cor ou raça.

Fontes

PNADC - IBGE

Fórmula de cálculo

Pessoas desocupadas cor ou raça/força de trabalho cor ou raça
Percentual de pessoas desocupadas na semana de referência em relação às pessoas na força de trabalho nessa mesma semana por faixa etária.

Fontes

PNADC - IBGE

Fórmula de cálculo

Pessoas desocupadas faixa etária/força de trabalho faixa etária
Percentual de pessoas desocupadas na semana de referência em relação às pessoas na força de trabalho nessa mesma semana por sexo.

Fontes

PNADC - IBGE

Fórmula de cálculo

Pessoas desocupadas sexo/força de trabalho sexo
As pessoas de 6 a 14 anos frequentando a pré-escola ou classe de alfabetização foram consideradas como se estivessem no 1º ano do ensino fundamental.
Em 2000, o Ensino Fundamental era destinado à população na faixa etária de 7 a 14 anos completa. Já em 2010, abrangia a população na faixa etária de 6 a 14 anos completa. Com os indicadores recalculados para 2000 pela FJP para a plataforma fonte, este problema da diferença etária foi contabilizado adequando os valores dos índices.

Fontes

Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil/Atlas do Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas Brasileiras (2014).
As pessoas de 15 a 17 anos frequentando a 4ª série do ensino médio foram consideradas como já tendo concluído esse nível de ensino.
Tanto em 2000 quanto em 2010 à faixa etária de 15 a 17 anos é o recorte da população em idade apta a cursar o Ensino Médio.

Fontes

Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil (2013).

Fontes

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Fontes

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
As informações são atualizadas periodicamente pela SSP/RS levando em consideração os registros de ocorrências para fatos consumados e podem sofrer alterações em decorrência do andamento das investigações criminais.

Fontes

SSP/RS
Os dados podem sofrer alterações de acordo com as revisões da EPTC.

Fontes

EPTC - Empresa Pública de Transporte e Circulação
Os dados podem sofrer alterações de acordo com as revisões da EPTC.

Fontes

EPTC - Empresa Pública de Transporte e Circulação
Os dados podem sofrer alterações de acordo com as revisões da EPTC.

Fontes

EPTC - Empresa Pública de Transporte e Circulação
Os dados podem sofrer alterações de acordo com as revisões da EPTC.

Fontes

EPTC - Empresa Pública de Transporte e Circulação
Os dados podem sofrer alterações de acordo com as revisões da EPTC.

Fontes

EPTC - Empresa Pública de Transporte e Circulação
Os dados podem sofrer alterações de acordo com as revisões da EPTC.

Fontes

EPTC - Empresa Pública de Transporte e Circulação
Os dados podem sofrer alterações de acordo com as revisões da EPTC.

Fontes

EPTC - Empresa Pública de Transporte e Circulação
Os dados podem sofrer alterações de acordo com as revisões da EPTC.

Fontes

EPTC - Empresa Pública de Transporte e Circulação
Foram utilizados os dados para a eleição que definiu o cargo mais alto do ano (Presidente ou Prefeito), sempre do turno inicial. Para o ano de 2010, foi utilizada a eleição de Governador ao invés de Presidente.

Fontes

Tribunal Superior Eleitoral - TSE

Indicador Padrão

Apresenta o valor próprio, o valor absoluto e o valor que serviu como base de cálculo, quando disponível. Permite a análise comparativa entre os diferentes territórios onde se aplica.

Sentido da classificação

Pior quando mais alto o valor

Abrangência territorial

Para a Cidade,Regiões e Bairros

Indicador Padrão

Apresenta o valor próprio, o valor absoluto e o valor que serviu como base de cálculo, quando disponível. Permite a análise comparativa entre os diferentes territórios onde se aplica.

Sentido da classificação

Melhor quando mais alto o valor

Abrangência territorial

Para a Cidade,Regiões e Bairros

Indicador Padrão

Apresenta o valor próprio, o valor absoluto e o valor que serviu como base de cálculo, quando disponível. Permite a análise comparativa entre os diferentes territórios onde se aplica.

Sentido da classificação

Melhor quando mais alto o valor

Abrangência territorial

Apenas para a Cidade

Indicador Padrão

Apresenta o valor próprio, o valor absoluto e o valor que serviu como base de cálculo, quando disponível. Permite a análise comparativa entre os diferentes territórios onde se aplica.

Sentido da classificação

Pior quando mais alto o valor

Abrangência territorial

Apenas para a Cidade

Indicador Padrão

Apresenta o valor próprio, o valor absoluto e o valor que serviu como base de cálculo, quando disponível. Permite a análise comparativa entre os diferentes territórios onde se aplica.

Sentido da classificação

Não classificável

Abrangência territorial

Para a Cidade e Regiões

Indicador Padrão

Apresenta o valor próprio, o valor absoluto e o valor que serviu como base de cálculo, quando disponível. Permite a análise comparativa entre os diferentes territórios onde se aplica.

Sentido da classificação

Não classificável

Abrangência territorial

Para a Cidade,Regiões e Bairros

Indicador Padrão

Apresenta o valor próprio, o valor absoluto e o valor que serviu como base de cálculo, quando disponível. Permite a análise comparativa entre os diferentes territórios onde se aplica.

Sentido da classificação

Não classificável

Abrangência territorial

Apenas para a Cidade

Indicador Padrão

Apresenta o valor próprio, o valor absoluto e o valor que serviu como base de cálculo, quando disponível. Permite a análise comparativa entre os diferentes territórios onde se aplica.

Sentido da classificação

Pior quando mais alto o valor

Abrangência territorial

Para a Cidade e Regiões

Indicador Composto

Agrupa, em um mesmo gráfico, vários indicadores relacionados entre si. Não permite análise comparativa.

Sentido da classificação

Não classificável

Abrangência territorial

Para a Cidade,Regiões e Bairros

Indicador Composto

Agrupa, em um mesmo gráfico, vários indicadores relacionados entre si. Não permite análise comparativa.

Sentido da classificação

Não classificável

Abrangência territorial

Apenas para a Cidade

Indicador Padrão

Apresenta o valor próprio, o valor absoluto e o valor que serviu como base de cálculo, quando disponível. Permite a análise comparativa entre os diferentes territórios onde se aplica.

Sentido da classificação

Melhor quando mais alto o valor

Abrangência territorial

Para a Cidade e Regiões

Indicador Composto

Agrupa, em um mesmo gráfico, vários indicadores relacionados entre si. Não permite análise comparativa.

Sentido da classificação

Não classificável

Abrangência territorial

Para a Cidade e Regiões

Indicador Composto

Agrupa, em um mesmo gráfico, vários indicadores relacionados entre si. Não permite análise comparativa.

Sentido da classificação

Melhor quando mais alto o valor

Abrangência territorial

Apenas para a Cidade

Indicador Composto

Agrupa, em um mesmo gráfico, vários indicadores relacionados entre si. Não permite análise comparativa.

Sentido da classificação

Melhor quando mais alto o valor

Abrangência territorial

Para a Cidade e Regiões

Indicador Desequilíbrio em razão percentual

Formado por dois indicadores que o sistema compara mostrando o desequilíbrio entre eles em razão percentual. Permite a análise comparativa entre os diferentes territórios onde se aplica.

Sentido da classificação

Pior quando mais alto o valor

Abrangência territorial

Para a Cidade e Regiões