A mudança de nível ocorrida em 2008 e nos anos seguinte se deve ao fato de que, até o ano de 2007, o INEP considerava o EJA - Ensino de Jovens e Adultos - como Ensino Fundamental. A partir de 2008, o EJA virou uma modalidade de ensino a parte.
Considera-se o abastecimento de água adequado quando a forma é por rede geral de distribuição. Para fins de calculo, foram considerados somente os domicílios particulares permanentes.
Foram utilizados os dados para a eleição que definiu o cargo mais alto do ano (Presidente ou Prefeito), sempre do turno inicial. Para o ano de 2010, foi utilizada a eleição de Governador ao invés de Presidente.
Os dados podem sofrer alterações de acordo com as revisões da EPTC.
Os dados podem sofrer alterações de acordo com as revisões da EPTC.
Os dados podem sofrer alterações de acordo com as revisões da EPTC.
O número de acidentes da cidade pode ser superior ao somatório dos valores apresentados por bairros e regiões devido aos registros que não possuem endereço para sua localização.
PSC = Prestação de Serviço a Comunidade
LA = Liberdade Assistida
O total informado consiste no somatório das informações no ano referência podendo haver casos de repetições de acordo com a contagem efetuada pelo Serviço de Proteção Social.
A disponibilização dos dados é decenal. A próxima atualização será a partir dos resultados do censo Demográfico 2020.
A população analfabeta negra da cidade é superior ao somatório dos valores apresentados pelas Regiões. A diferença deve-se a restrição de dados feita pelo IBGE para proteção dos dados dos informantes da pesquisa. População negra é a soma da população parda e população preta.
Foram utilizados os dados para a eleição que definiu o cargo mais alto do ano (Presidente ou Prefeito), sempre do turno inicial. Para o ano de 2010, foi utilizada a eleição de Governador ao invés de Presidente.
Considera apenas os domicílios particulares próprios, alugados ou cedido em áreas com ordenamento urbano regular. Não foram incluídos os domicílios com quadra e face não identificáveis.
Os dados podem sofrer alterações de acordo com as revisões da EPTC.
Os dados podem sofrer alterações de acordo com as revisões da EPTC.
O número de nascidos vivos na cidade é superior ao somatório dos valores disponibilizados por bairros e regiões. A diferença deve-se aos registros que não possuem endereço para sua localização.
Os dados podem apresentar alguma alteração ao longo do tempo devido a atualizações no DATASUS.
Considera apenas os domicílios particulares próprios, alugados ou cedido em áreas com ordenamento urbano regular. Não foram incluídos os domicílios com quadra e face não identificáveis.
Os dados podem apresentar alguma alteração ao longo do tempo devido a atualizações no DATASUS.
Em anos que não houve realização de CENSO foi utilizada a estimativa populacional.
As informações de 2000 relativas às regiões Ilhas e Humaitá/Navegantes foram tabuladas em conjunto.
Estão considerados todos os graus de dificuldade. Uma pessoa pode apresentar mais de uma deficiência.
Foram utilizadas as estimativas populacionais de cada ano divulgada pelo IBGE.
O total informado consiste no somatório das informações no ano referência podendo haver casos de repetições de acordo com a contagem efetuada pelo Serviço Especializado em Abordagem Social.
As informações são atualizadas periodicamente pela SSP/RS levando em consideração os registros de ocorrências para fatos consumados e podem sofrer alterações em decorrência do andamento das investigações criminais.
As informações são atualizadas periodicamente pela SSP/RS levando em consideração os registros de ocorrências para fatos consumados e podem sofrer alterações em decorrência do andamento das investigações criminais.
As informações são atualizadas periodicamente pela SSP/RS levando em consideração os registros de ocorrências para fatos consumados e podem sofrer alterações em decorrência do andamento das investigações criminais.
As informações são atualizadas periodicamente pela SSP/RS levando em consideração os registros de ocorrências para fatos consumados e podem sofrer alterações em decorrência do andamento das investigações criminais.
Estão considerados todos os graus de dificuldade.
Região Ilhas e Humaitá-Navegantes foram consideradas uma só devido a baixa população na região Ilhas.
O valor total de Porto Alegre não é igual a soma das regiões devido a arredondamentos dos valores estimados.
Região Ilhas e Humaitá-Navegantes foram consideradas uma só devido a baixa população na região Ilhas.
O valor total de Porto Alegre não é igual a soma das regiões devido a arredondamentos dos valores estimados.
Estão considerados todos os graus de dificuldade.
Região Ilhas e Humaitá-Navegantes foram consideradas uma só devido a baixa população na região Ilhas.
O valor total de Porto Alegre não é igual a soma das regiões devido a arredondamentos dos valores estimados.
Estão considerados todos os graus de dificuldade.
Região Ilhas e Humaitá-Navegantes foram consideradas uma só devido a baixa população na região Ilhas.
O valor total de Porto Alegre não é igual a soma das regiões devido a arredondamentos dos valores estimados.
As informações são atualizadas periodicamente pela SSP/RS levando em consideração os registros de ocorrências para fatos consumados e podem sofrer alterações em decorrência do andamento das investigações criminais.
Considerou-se a demanda manifesta por vaga nas escolas municipais infantis e nas escolas de ensino fundamental que oferecem turmas de jardim.
Não aparecem no cálculo o atendimento e a demanda das escolas especiais e EMEF de Surdos Bilingue Salomão Watnick, uma vez que as mesmas não registram demanda na lista de espera infantil.
Para anos não censitários foi utilizada a população do censo anterior.
Fórmula do cálculo: (Nº de Matrícula atual 0 a 3 / demanda considerada 0 a 3) *100 Onde: Nº de matrícula atual 0 a 3 = nº de alunos matriculados nas escolas infantis da Rede Municipal de Ensino na data estabelecida para o término do processo de seleção de alunos novos Demanda considerada 0 a 3 = (inscritos-efetivados-desistentes) 0 a 3 + Matrícula atual 0 a 3.
Considera os domicílios cujo lixo é coletado por serviço de limpeza ou caçamba.
No Ensino Fundamental estão compreendidos os anos iniciais e os anos finais e no Ensino Médio apenas o propedêutico (não incluindo curso normal e curso técnico integrado).
Nos anos de 1991 e 2000, os domicílios do tipo "Casa de vila ou em condomínio" estão contabilizados no tipo "Casa". Em todos os anos foram considerados somente os domicílios particulares permanentes.
Nestes valores já estão contabilizados os domicílios indigentes.
As informações são atualizadas periodicamente pela SSP/RS levando em consideração os registros de ocorrências para fatos consumados e podem sofrer alterações em decorrência do andamento das investigações criminais.
As informações são atualizadas periodicamente pela SSP/RS levando em consideração os registros de ocorrências para fatos consumados e podem sofrer alterações em decorrência do andamento das investigações criminais.
A rede particular, a partir de 2014,está subdividida em escolas particulares e escolas particulares conveniadas. As escolas particulares conveniadas são aquelas que possuem convênio com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PMPA).
Considera apenas os domicílios particulares próprios, alugados ou cedido em áreas com ordenamento urbano regular. Não foram incluídos os domicílios com quadra e face não identificáveis.
Considera-se esgoto sanitário adequado quando a forma é por rede geral de esgoto ou pluvial ou por fossa séptica. Para fins de cálculo, foram considerados somente os domicílios particulares permanentes.
As informações são atualizadas periodicamente pela SSP/RS levando em consideração os registros de ocorrências para fatos consumados e podem sofrer alterações em decorrência do andamento das investigações criminais.
Foi utilizado o mês de janeiro como mês referência.
Até o ano de 2021 os dados correspondem ao Programa Bolsa Família. Após, os dados referem-se ao Programa Auxílio Brasil.
Foi utilizado o mês de janeiro como mês referência.
Foi utilizado o mês de janeiro como referência
Foram utilizados os dados tratados conforme critérios do Ministério da Cidadania.
Foram utilizados os dados tratados conforme critérios do Ministério da Cidadania.
Foram utilizados os dados tratados conforme critérios do Ministério da Cidadania.
Foi utilizado como referência o mês de janeiro.
Foi utilizado como referência o mês de janeiro.
Foi utilizado como referência o mês de janeiro.
Os dados são do mês de dezembro do respectivo ano.
Os tipos oficiais de veículos utilizados pelo DETRAN foram agrupados na seguinte forma:
Carro = Automóvel + Camioneta;
Caminhão = Caminhão + Caminhão Trator + Caminhonete;
Motocicleta = Ciclomotor + Motocicleta + Motoneta;
Ônibus = Microônibus + Ônibus;
Utilitário = Utilitário;
Outros = Motor-Casa + Triciclo + Quadriciclo + Reboque + Semi-Reboque + Side Car + Trator de Rodas + Trator de Esteiras + Trator Misto + Sem tipo;
As informações são atualizadas periodicamente pela SSP/RS levando em consideração os registros de ocorrências para fatos consumados e podem sofrer alterações em decorrência do andamento das investigações criminais.
As informações são atualizadas periodicamente pela SSP/RS levando em consideração os registros de ocorrências para fatos consumados e podem sofrer alterações em decorrência do andamento das investigações criminais.
O número de nascidos na cidade é superior ao somatório dos valores disponibilizados por bairros e regiões. A diferença deve-se aos registros que não possuem endereço para sua localização.
Os dados podem apresentar alguma alteração ao longo do tempo devido a atualizações no DATASUS.
OBSERVAÇÃO: A soma dos valores absolutos das regiões não corresponde ao valor absoluto da cidade, pois, no valor absoluto da cidade estão incluídos os valores ignorados (quando a pessoa não responde a questão, o valor é considerado "ignorado").
O número de nascidos na cidade é superior ao somatório dos valores disponibilizados por bairros e regiões. A diferença deve-se aos registros que não possuem endereço para sua localização.
Os dados podem apresentar alguma alteração ao longo do tempo devido a atualizações no DATASUS.
OBSERVAÇÃO: A soma dos valores absolutos das regiões não corresponde ao valor absoluto da cidade, pois, no valor absoluto da cidade estão incluídos os valores ignorados (quando a pessoa não responde a questão, o valor é considerado "ignorado").
O valor de Porto Alegre para o ano de 2010 inclui homens responsáveis por domicílio com e sem responsabilidade compartilhada.
As informações são atualizadas periodicamente pela SSP/RS levando em consideração os registros de ocorrências para fatos consumados e podem sofrer alterações em decorrência do andamento das investigações criminais.
Para o cálculo, foi utilizada a idade do carro no dia 31/12 do respectivo ano e considerados somente os veículos de tipo "Automóvel" e "Camioneta". Foram considerados os veículos de fabricação no próprio ano de competência com idade zero no período (o que pode gerar uma atualização em anos anteriores).
O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é um indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho em exames padronizados (Prova Brasil ou Saeb) - realizados pelos estudantes ao final da 8ª série do ensino fundamental - com informações sobre rendimento escolar. O índice varia de 0 a 10.
O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é um indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho em exames padronizados (Prova Brasil ou Saeb) – realizados pelos estudantes ao final da 4ª série do ensino fundamental – com informações sobre rendimento escolar. O índice varia de 0 a 10.
Considera apenas os domicílios particulares próprios, alugados ou cedido em áreas com ordenamento urbano regular. Não foram incluídos os domicílios com quadra e face não identificáveis.
Considera apenas os domicílios particulares próprios, alugados ou cedido em áreas com ordenamento urbano regular. Não foram incluídos os domicílios com quadra e face não identificáveis.
As informações são atualizadas periodicamente pela SSP/RS levando em consideração os registros de ocorrências para fatos consumados e podem sofrer alterações em decorrência do andamento das investigações criminais.
Foram considerados apenas os leitos de internação.
Os dados podem apresentar alguma alteração ao longo do tempo devido a atualizações no DATASUS.
Foi utilizada a população contada no Censo Demográfico de 2010.
Os dados podem apresentar alguma alteração ao longo do tempo devido a atualizações no DATASUS.
Considera apenas os domicílios particulares próprios, alugados ou cedido em áreas com ordenamento urbano regular. Não foram incluídos os domicílios com quadra e face não identificáveis.
Para calcular esse indicador é utilizada apenas a variável do Censo da Educação Básica que informa o quantitativo de matrículas de Educação Profissional nas diferentes etapas da Educação Básica.
Devido a nova metodologia do INEP (implantada em 2022) pode haver alguma inconsistência em anos anteriores.
Devido a nova metodologia do INEP (implantada em 2022) pode haver alguma inconsistência em anos anteriores.
A respeito da formação de docentes para a educação básica, o indicador 15A se baseia nos artigos 62 e 63 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996 (BRASIL, 1996), os quais dispõem que “a formação docente para atuar na educação básica deverá ter em nível superior, em curso de licenciatura plena, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade normal”.
A respeito da formação de docentes para a educação básica, o indicadores 15B se baseia nos artigos 62 e 63 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996 (BRASIL, 1996), os quais dispõem que “a formação docente para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura plena, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade normal”.
A respeito da formação de docentes para a educação básica, o indicador 15C se baseia nos artigos 62 e 63 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996 (BRASIL, 1996), os quais dispõem que “a formação docente para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura plena, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade normal”.
A respeito da formação de docentes para a educação básica, o indicador 15D se baseia nos artigos 62 e 63 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996 (BRASIL, 1996), os quais dispõem que “a formação docente para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura plena, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade normal”.
O indicador 17A representa a razão (expressa como um percentual, ou seja, uma fração de 100) entre o rendimento bruto médio mensal dos profissionais do magistério das redes públicas (Federal, distrital, estaduais e municipais) de educação básica com nível superior completo e o rendimento bruto médio mensal dos demais profissionais com algum vínculo emprega.
Devido a nova metodologia do INEP (implantada em 2022) pode haver alguma inconsistência em anos anteriores.
Para identificação das crianças que compõem o público-alvo da meta se utiliza a idade em
anos completos considerando a data de referência de 31 de março, seguindo o que estabelece
a Resolução CNE/CEB nº 06, de 21 de outubro de 2010.
Para identificação das crianças que compõem o público-alvo da meta se utiliza a idade em
anos completos considerando a data de referência de 31 de março, seguindo o que estabelece
a Resolução CNE/CEB nº 06, de 21 de outubro de 2010.
Para identificação das crianças que compõem o público-alvo da meta se utiliza a idade em
anos completos considerando a data de referência de 31 de março, seguindo o que estabelece
a Resolução CNE/CEB nº 06, de 21 de outubro de 2010.
Devido a nova metodologia do INEP (implantada em 2022) pode haver alguma inconsistência em anos anteriores.
Devido a nova metodologia do INEP (implantada em 2022) pode haver alguma inconsistência em anos anteriores.
Para identificação dos jovens que compõem o público-alvo da meta se utiliza a idade em
anos completos considerando a data de referência de 31 de março, seguindo o que estabelece
a Resolução CNE/CEB nº 06, de 21 de outubro de 2010.
Devido a nova metodologia do INEP (implantada em 2022) pode haver alguma inconsistência em anos anteriores.
Para identificação dos jovens que compõem o público-alvo da meta se utiliza a idade em
anos completos considerando a data de referência de 31 de março, seguindo o que estabelece
a Resolução CNE/CEB nº 06, de 21 de outubro de 2010.
Devido a nova metodologia do INEP (implantada em 2022) pode haver alguma inconsistência em anos anteriores.
O indicador representa a proporção de indivíduos de 4 a 17 anos de idade com deficiência
que frequentam a escola em relação à população total com deficiência nessa faixa etária. São
considerados os dados da população de 4 a 17 anos que não consegue ou tem grande dificuldade
em pelo menos um dos seguintes aspectos: enxergar, ouvir, caminhar, subir degraus e/ou possui
alguma deficiência mental/intelectual permanente que limite as suas atividades habituais.
O indicador representa a proporção de matrículas em classes comuns do ensino regular e/ou da educação de jovens e adultos da educação básica de alunos de 4 a 17 anos de idade com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, em relação ao total geral de matrículas desses estudantes.
A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) foi desenvolvida pelo Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com o objetivo de aferir os níveis de
alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e alfabetização em Matemática das crianças
regularmente matriculadas no 3º ano do ensino fundamental, fase final do Ciclo de Alfabetização,
bem como as condições das instituições de ensino às quais estão vinculadas.
A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) foi desenvolvida pelo Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com o objetivo de aferir os níveis de
alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e alfabetização em Matemática das crianças
regularmente matriculadas no 3º ano do ensino fundamental, fase final do Ciclo de Alfabetização,
bem como as condições das instituições de ensino às quais estão vinculadas.
A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) foi desenvolvida pelo Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com o objetivo de aferir os níveis de
alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e alfabetização em Matemática das crianças
regularmente matriculadas no 3º ano do ensino fundamental, fase final do Ciclo de Alfabetização,
bem como as condições das instituições de ensino às quais estão vinculadas.
Para a compreensão adequada é importante estabelecer a definição dos seguintes conceitos: Público Alvo da ETI = são os alunos da educação básica cujas matrículas de escolarização são em escola pública, presenciais e não pertencem à Educação de Jovens e Adultos nem à Educação Profissional Técnica de Nível Médio, oferecida na forma Subsequente ou Concomitante; Jornada de Tempo Integral = é a jornada cuja duração é, em média, igual ou superior a sete horas diárias, contabilizada a partir da soma da carga horária da matrícula de escolarização do aluno na escola pública com a carga horária total das matrículas de Atividade Complementar (AC) e/ou de Atendimento Educacional Especializado (AEE) realizadas em instituições públicas e/ou privadas.
O Indicador 6B representa o percentual de escolas públicas da educação básica que possuem pelo menos 25% dos alunos do público alvo da ETI em jornada de tempo integral, em relação ao total de escolas que possuem alunos do público alvo da ETI.
Dado que o objetivo da Meta 8 é que os indivíduos da faixa etária entre 18 e 29 anos completem 12 anos de estudo, o Indicador 8A expressa a média de anos de estudo da população de 18 a 29 anos de idade.
Devido a nova metodologia do INEP (implantada em 2022) pode haver alguma inconsistência em anos anteriores.
Quanto mais próximo de 100% for o resultado, maior a igualdade entre a média de anos de estudo de negros e não negros. Na presente construção do Indicador 8D, negros agrupam “pretos” e “pardos”, já os “não negros” incluem apenas os “brancos” e os “amarelos”.
Devido a nova metodologia do INEP (implantada em 2022) pode haver alguma inconsistência em anos anteriores.
De acordo com o IBGE, analfabeta é a pessoa que não sabe ler e escrever um bilhete simples. Dessa maneira, o Indicador 9A não avalia a capacidade do indivíduo de utilizar a leitura e a escrita, uma vez que as informações que subsidiam seu cálculo não são baseadas em testes educacionais que mensuram o nível de proficiência da pessoa nessas habilidades.
Devido a nova metodologia do INEP (implantada em 2022) pode haver alguma inconsistência em anos anteriores.
O indicador considera também os indivíduos que concluíram os anos iniciais do ensino fundamental, mas que, porventura, não sabem ler e escrever.
Devido a nova metodologia do INEP (implantada em 2022) pode haver alguma inconsistência em anos anteriores.
As matriculas contabilizadas na categoria "Educação Especial" são as identificadas como "Educação Especial" (de 2007 a 2010), "Educação Especial - Modalidade Substitutiva" (de 2011 a 2020) e "Educação Especial Exclusiva" (a partir de 2021) no Censo Escolar. Estas matriculas não são contabilizadas nos níveis de ensino.
Metodologia revisada em 2022.
Refere-se a um conjunto constituído de, no mínimo, 51 unidades habitacionais em geral com urbanização fora dos padrões vigentes, denominado como aglomerado subnormal.
O número de domicílios da cidade é superior ao somatório dos valores apresentados pelas Regiões, pela restrição de dados feita pelo IBGE.
No ano de 2000, não havia setor de classificação aglomerados subnormal para Ilhas.
A indisponibilidade do dado em diversos bairros e na região Ilhas se deve ao fato de não terem setores censitários classificados como 'Aglomerado Subnormal'.
O número de óbitos de menores de 1 ano de idade na cidade é superior ao somatório dos valores disponibilizados por bairros e regiões. A diferença deve-se aos registros que não possuem endereço para sua localização.
Os dados podem apresentar alguma alteração ao longo do tempo devido a atualizações no DATASUS.
O número de óbitos de menores de 5 anos de idade na cidade é superior ao somatório dos valores disponibilizados por bairros e regiões. A diferença deve-se aos registros que não possuem endereço para sua localização.
Os dados podem apresentar alguma alteração ao longo do tempo devido a atualizações no DATASUS.
As principais causas de morte relacionadas ao aparelho circulatório são o AVC (acidente vascular cerebral), também conhecido como derrame, doença isquêmica do coração e infarto do miocárdio.
Os dados podem apresentar alguma alteração ao longo do tempo devido a atualizações no DATASUS.
O indicador é calculado dividindo o número total de óbitos por doenças do aparelho respiratório pela população total do município multiplicado por 10 mil.
Os dados podem apresentar alguma alteração ao longo do tempo devido a atualizações no DATASUS.
Os suicídios estão no grupo de lesões autoprovocadas do CID10, classificados por categoria para indicar sua causa.
Os dados podem apresentar alguma alteração ao longo do tempo devido a atualizações no DATASUS.
Para o cálculo foram considerados todos veículos registrados nos 20 tipos, além dos que não se enquadravam em nenhum tipo utilizado pelo DETRAN. Para os anos não censitários foi utilizada a estimativa de população do IBGE (a metodologia foi modificada em 2021).
O indicador tem como referência anual o mês de dezembro.
O valor de Porto Alegre para o ano de 2010 inclui mulheres responsáveis por domicílio com e sem responsabilidade compartilhada.
O numero reflete o número de mulheres vereadoras eleitas nas eleições do ano anterior.
O número de nascidos vivos da cidade é superior ao somatório dos valores disponibilizados por bairros e regiões. A diferença deve-se aos registros que não possuem endereço para sua localização.
Os dados podem apresentar alguma alteração ao longo do tempo devido a atualizações no DATASUS.
O número de nascidos vivos da cidade é superior ao somatório dos valores disponibilizados por bairros e regiões. A diferença deve-se aos registros que não possuem endereço para sua localização.
Os dados podem apresentar alguma alteração ao longo do tempo devido a atualizações no DATASUS.
Os dados podem apresentar alguma alteração ao longo do tempo devido a atualizações no DATASUS.
O indicador tem como referência anual o mês de dezembro.
Agrupamento por Classes de Atividade. Inclusive Rais Negativa.
Os dados podem sofrer alterações de acordo com as revisões efetuadas pela EPTC.
As informações são atualizadas periodicamente pela SSP/RS levando em consideração os registros de ocorrências para fatos consumados e podem sofrer alterações em decorrência do andamento das investigações criminais. As ocorrências bancárias estão contidas no geral de furtos e roubos, e correspondem, respectivamente, aos furtos/arrombamentos a caixa eletrônico e estabelecimento bancário, e aos roubos a estabelecimento bancário, a estabelecimento bancário com lesões e a posto bancário.
As informações são atualizadas periodicamente pela SSP/RS levando em consideração os registros de ocorrências para fatos consumados e podem sofrer alterações em decorrência do andamento das investigações criminais. As ocorrências em estabelecimentos comerciais estão contidas no geral de furtos e roubos, e correspondem, respectivamente, ao furto/arrombamento em estabelecimento comercial, e aos roubos a estabelecimento comercial, a mini-mercados e armazéns, a estabelecimento comercial com lesões e a joalherias e óticas.
As informações são atualizadas periodicamente pela SSP/RS levando em consideração os registros de ocorrências para fatos consumados e podem sofrer alterações em decorrência do andamento das investigações criminais. As ocorrências em transportes coletivos e lotações estão contidas no geral de roubos, e correspondem, respectivamente, aos roubos de passageiros em transporte coletivo e lotações, e aos roubos a motoristas de lotações e a transporte coletivo.
Região Ilhas e Humaitá-Navegantes foram consideradas uma só devido a baixa população na Região Ilhas.
O valor total de Porto Alegre não é igual a soma das regiões devido a arredondamentos dos valores estimados.
O número de nascidos vivos da cidade é superior ao somatório dos valores disponibilizados por bairros e regiões. A diferença deve-se aos registros que não possuem endereço para sua localização.
Os dados podem apresentar alguma alteração ao longo do tempo devido a atualizações no DATASUS.
Para o ano de 2000 considera todos domicílios particulares permanentes e apenas pavimentação total.
Para o ano de 2010 considera apenas os domicílios particulares próprios, alugados ou cedidos em áreas com ordenamento urbano regular. Não foram incluídos os domicílios com quadra e face não identificáveis.
Estão considerados todos os graus de dificuldade.
Caso uma pessoa pode apresente mais de uma das deficiências investigadas ela será contada uma única vez.
Região Ilhas e Humaitá-Navegantes foram consideradas uma só devido a baixa população na região Ilhas.
O valor total de Porto Alegre não é igual a soma das regiões devido a arredondamentos dos valores estimados.
Refere-se a um conjunto constituído de, no mínimo, 51 unidades habitacionais em geral com urbanização fora dos padrões vigentes, denominado aglomerado subnormal.
A população da cidade é superior ao somatório dos valores apresentados pelas Regiões, pela restrição de dados feita pelo IBGE.
No ano de 2000, não havia setor de classificação aglomerados subnormal para Ilhas.
A Educação Infantil destinava-se à faixa etária de 0 a 6 anos em 2000, tendo sido legalmente alterada durante o período deste estudo, sendo a faixa etária de 0 a 5 anos considerada adequada a esse nível em 2010. Com os indicadores recalculados para 2000 pela FJP para a plataforma fonte, este problema da diferença etária foi contabilizado adequando-se os valores dos índices à realidade da distribuição etária por nível de 2010.
O indicador mostra entre os tipos de destinação de benefícios do Bolsa Família e/ou Auxílio Brasil qual o percentual destinado para Superação da Extrema Pobreza. Foi utilizado como referência o mês de janeiro.
No cálculo do indicador são considerados apenas os domicílios particulares permanentes.
Inclui despesas intraorçamentárias
Foram utilizados os dados tratados conforme critérios do Ministério da Cidadania.
Foi utilizado o mês de janeiro como referência.
Foi utilizado o mês de janeiro como mês referência.
Foi utilizado o mês de janeiro como mês referência.
Foi utilizado o mês de janeiro como mês referência.
O indicador tem como referência anual o mês de dezembro.
Referente ao mês de janeiro
Foi utilizado o mês de janeiro como referência.
Foi utilizada a média anual do número de pessoas em pobreza e extrema pobreza cadastradas no CADÚNICO e a estimativa populacional anual.
Foi utilizado o mês de janeiro como referência.
Em 2000 as informações das Regiões Ilhas e Humaitá/Navegantes foram tabuladas em conjunto.
Em 2010, a população branca da cidade é superior ao somatório dos valores apresentados pelas Regiões. A diferença deve-se a restrição de dados feita pelo IBGE para proteção dos dados dos informantes da pesquisa.
O número de adolescentes da cidade é superior ao somatório dos valores apresentados pelas Regiões. A diferença deve-se a restrição de dados feita pelo IBGE para proteção dos dados dos informantes da pesquisa.
O número de adultos da cidade é superior ao somatório dos valores apresentados pelas Regiões. A diferença deve-se a restrição de dados feita pelo IBGE para proteção dos dados dos informantes da pesquisa.
O número de crianças da cidade é superior ao somatório dos valores apresentados pelas Regiões. A diferença deve-se a restrição de dados feita pelo IBGE para proteção dos dados dos informantes da pesquisa.
O número de idosos da cidade é superior ao somatório dos valores apresentados pelas Regiões. A diferença deve-se a restrição de dados feita pelo IBGE para proteção dos dados dos informantes da pesquisa.
O número de jovens da cidade é superior ao somatório dos valores apresentados pelas Regiões. A diferença deve-se a restrição de dados feita pelo IBGE para proteção dos dados dos informantes da pesquisa.
Região Ilhas e Humaitá-Navegantes foram consideradas uma só devido a baixa população na Região Ilhas.
O valor total de Porto Alegre não é igual a soma das regiões devido a arredondamentos dos valores estimados.
O número de crianças de 0 a 3 anos da cidade é superior ao somatório dos valores apresentados pelas Regiões. A diferença deve-se a restrição de dados feita pelo IBGE para proteção dos dados dos informantes da pesquisa.
A categoria negra é a junção de duas outras categorias utilizadas pelo IBGE: preta e parda.
O total da população de cor negra da cidade é superior ao somatório dos valores apresentados pelas Regiões. A diferença deve-se a restrição de dados feita pelo IBGE para proteção dos dados dos informantes da pesquisa.
O indicador é calculado dividindo o número total de nascidos vivos cujas mães fizeram menos de 7 consultas pré-natal pelo número total de nascidos vivos no município multiplicado por 100.
Os dados podem apresentar alguma alteração ao longo do tempo devido a atualizações no DATASUS.
Considera apenas os domicílios particulares próprios, alugados ou cedido em áreas com ordenamento urbano regular. Não foram incluídos os domicílios com quadra e face não identificáveis.
Na despesa considera-se o valor empenhado no ano.
É um indicador complementar ao indicador "Esgoto adequado" do tema "Infraestrutura".
É a relação entre o rendimento nominal mediano mensal, de trabalho dos homens com 10 anos ou mais, sobre o rendimento nominal mediano mensal de trabalho das mulheres com 10 anos ou mais.
Os dados das Regiões Ilhas e Humaitá/Navegantes foram tabulados em conjunto.
O cálculo da média não inclui os responsáveis por domicílios particulares permanentes sem rendimentos.
Não inclui os responsáveis por domicílios particulares permanentes sem rendimentos.
Não inclui os responsáveis por domicílios particulares permanentes sem rendimentos.
As informações são atualizadas periodicamente pela SSP/RS levando em consideração os registros de ocorrências para fatos consumados e podem sofrer alterações em decorrência do andamento das investigações criminais.
As informações são atualizadas periodicamente pela SSP/RS levando em consideração os registros de ocorrências para fatos consumados e podem sofrer alterações em decorrência do andamento das investigações criminais.
O indicador é calculado dividindo o número total de roubos no município pela população (total ou estimada) do município multiplicado por 10 mil.
A população estimada utilizada é obtida no site do IBGE.
Números sujeitos a modificações de acordo com os dados de roubos atualizados periodicamente pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul.
Percentual de pessoas desocupadas na semana de referência em relação às pessoas na força de trabalho nessa semana.
Percentual de pessoas desocupadas na semana de referência em relação às pessoas na força de trabalho nessa mesma semana por cor ou raça.
Percentual de pessoas desocupadas na semana de referência em relação às pessoas na força de trabalho nessa mesma semana por faixa etária.
Percentual de pessoas desocupadas na semana de referência em relação às pessoas na força de trabalho nessa mesma semana por sexo.
As pessoas de 6 a 14 anos frequentando a pré-escola ou classe de alfabetização foram consideradas como se estivessem no 1º ano do ensino fundamental.
Em 2000, o Ensino Fundamental era destinado à população na faixa etária de 7 a 14 anos completa. Já em 2010, abrangia a população na faixa etária de 6 a 14 anos completa. Com os indicadores recalculados para 2000 pela FJP para a plataforma fonte, este problema da diferença etária foi contabilizado adequando os valores dos índices.
As pessoas de 15 a 17 anos frequentando a 4ª série do ensino médio foram consideradas como já tendo concluído esse nível de ensino.
Tanto em 2000 quanto em 2010 à faixa etária de 15 a 17 anos é o recorte da população em idade apta a cursar o Ensino Médio.
As informações são atualizadas periodicamente pela SSP/RS levando em consideração os registros de ocorrências para fatos consumados e podem sofrer alterações em decorrência do andamento das investigações criminais.
Os dados podem sofrer alterações de acordo com as revisões da EPTC.
Os dados podem sofrer alterações de acordo com as revisões da EPTC.
Os dados podem sofrer alterações de acordo com as revisões da EPTC.
Os dados podem sofrer alterações de acordo com as revisões da EPTC.
Os dados podem sofrer alterações de acordo com as revisões da EPTC.
Os dados podem sofrer alterações de acordo com as revisões da EPTC.
Os dados podem sofrer alterações de acordo com as revisões da EPTC.
Os dados podem sofrer alterações de acordo com as revisões da EPTC.
Foram utilizados os dados para a eleição que definiu o cargo mais alto do ano (Presidente ou Prefeito), sempre do turno inicial. Para o ano de 2010, foi utilizada a eleição de Governador ao invés de Presidente.
Indicador Padrão
Apresenta o valor próprio, o valor absoluto e o valor que serviu como base de cálculo, quando disponível. Permite a análise comparativa entre os diferentes territórios onde se aplica.
Sentido da classificação
Pior quando mais alto o valor
Abrangência territorial
Para a Cidade,Regiões e Bairros
Indicador Padrão
Apresenta o valor próprio, o valor absoluto e o valor que serviu como base de cálculo, quando disponível. Permite a análise comparativa entre os diferentes territórios onde se aplica.
Sentido da classificação
Melhor quando mais alto o valor
Abrangência territorial
Para a Cidade,Regiões e Bairros
Indicador Padrão
Apresenta o valor próprio, o valor absoluto e o valor que serviu como base de cálculo, quando disponível. Permite a análise comparativa entre os diferentes territórios onde se aplica.
Sentido da classificação
Melhor quando mais alto o valor
Abrangência territorial
Apenas para a Cidade
Indicador Padrão
Apresenta o valor próprio, o valor absoluto e o valor que serviu como base de cálculo, quando disponível. Permite a análise comparativa entre os diferentes territórios onde se aplica.
Sentido da classificação
Pior quando mais alto o valor
Abrangência territorial
Apenas para a Cidade
Indicador Padrão
Apresenta o valor próprio, o valor absoluto e o valor que serviu como base de cálculo, quando disponível. Permite a análise comparativa entre os diferentes territórios onde se aplica.
Sentido da classificação
Não classificável
Abrangência territorial
Para a Cidade e Regiões
Indicador Padrão
Apresenta o valor próprio, o valor absoluto e o valor que serviu como base de cálculo, quando disponível. Permite a análise comparativa entre os diferentes territórios onde se aplica.
Sentido da classificação
Não classificável
Abrangência territorial
Para a Cidade,Regiões e Bairros
Indicador Padrão
Apresenta o valor próprio, o valor absoluto e o valor que serviu como base de cálculo, quando disponível. Permite a análise comparativa entre os diferentes territórios onde se aplica.
Sentido da classificação
Não classificável
Abrangência territorial
Apenas para a Cidade
Indicador Composto
Agrupa, em um mesmo gráfico, vários indicadores relacionados entre si. Não permite análise comparativa.
Sentido da classificação
Não classificável
Abrangência territorial
Para a Cidade,Regiões e Bairros
Indicador Composto
Agrupa, em um mesmo gráfico, vários indicadores relacionados entre si. Não permite análise comparativa.
Sentido da classificação
Não classificável
Abrangência territorial
Apenas para a Cidade
Indicador Padrão
Apresenta o valor próprio, o valor absoluto e o valor que serviu como base de cálculo, quando disponível. Permite a análise comparativa entre os diferentes territórios onde se aplica.
Sentido da classificação
Melhor quando mais alto o valor
Abrangência territorial
Para a Cidade e Regiões
Indicador Padrão
Apresenta o valor próprio, o valor absoluto e o valor que serviu como base de cálculo, quando disponível. Permite a análise comparativa entre os diferentes territórios onde se aplica.
Sentido da classificação
Pior quando mais alto o valor
Abrangência territorial
Para a Cidade e Regiões
Indicador Composto
Agrupa, em um mesmo gráfico, vários indicadores relacionados entre si. Não permite análise comparativa.
Sentido da classificação
Não classificável
Abrangência territorial
Para a Cidade e Regiões
Indicador Desequilíbrio em razão percentual
Formado por dois indicadores que o sistema compara mostrando o desequilíbrio entre eles em razão percentual. Permite a análise comparativa entre os diferentes territórios onde se aplica.
Sentido da classificação
Pior quando mais alto o valor
Abrangência territorial
Para a Cidade e Regiões