Para identificação das crianças que compõem o público-alvo da meta se utiliza a idade em
anos completos considerando a data de referência de 31 de março, seguindo o que estabelece
a Resolução CNE/CEB nº 06, de 21 de outubro de 2010.
A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) foi desenvolvida pelo Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com o objetivo de aferir os níveis de
alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e alfabetização em Matemática das crianças
regularmente matriculadas no 3º ano do ensino fundamental, fase final do Ciclo de Alfabetização,
bem como as condições das instituições de ensino às quais estão vinculadas.
A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) foi desenvolvida pelo Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com o objetivo de aferir os níveis de
alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e alfabetização em Matemática das crianças
regularmente matriculadas no 3º ano do ensino fundamental, fase final do Ciclo de Alfabetização,
bem como as condições das instituições de ensino às quais estão vinculadas.
Para a compreensão adequada é importante estabelecer a definição dos seguintes conceitos: Público Alvo da ETI = são os alunos da educação básica cujas matrículas de escolarização são em escola pública, presenciais e não pertencem à Educação de Jovens e Adultos nem à Educação Profissional Técnica de Nível Médio, oferecida na forma Subsequente ou Concomitante; Jornada de Tempo Integral = é a jornada cuja duração é, em média, igual ou superior a sete horas diárias, contabilizada a partir da soma da carga horária da matrícula de escolarização do aluno na escola pública com a carga horária total das matrículas de Atividade Complementar (AC) e/ou de Atendimento Educacional Especializado (AEE) realizadas em instituições públicas e/ou privadas.
O Indicador 6B representa o percentual de escolas públicas da educação básica que possuem pelo menos 25% dos alunos do público alvo da ETI em jornada de tempo integral, em relação ao total de escolas que possuem alunos do público alvo da ETI.
Dado que o objetivo da Meta 8 é que os indivíduos da faixa etária entre 18 e 29 anos completem 12 anos de estudo, o Indicador 8A expressa a média de anos de estudo da população de 18 a 29 anos de idade.
O indicador 8C expressa a média de anos de estudo da população de 18 a 29 anos de idade pertencente ao primeiro quartil de renda domiciliar per capita, ou seja, aos 25% mais pobres.
Para identificação das crianças que compõem o público-alvo da meta se utiliza a idade em
anos completos considerando a data de referência de 31 de março, seguindo o que estabelece
a Resolução CNE/CEB nº 06, de 21 de outubro de 2010.
Quanto mais próximo de 100% for o resultado, maior a igualdade entre a média de anos de estudo de negros e não negros. Na presente construção do Indicador 8D, negros agrupam “pretos” e “pardos”, já os “não negros” incluem apenas os “brancos” e os “amarelos”.
De acordo com o IBGE, analfabeta é a pessoa que não sabe ler e escrever um bilhete simples. Dessa maneira, o Indicador 9A não avalia a capacidade do indivíduo de utilizar a leitura e a escrita, uma vez que as informações que subsidiam seu cálculo não são baseadas em testes educacionais que mensuram o nível de proficiência da pessoa nessas habilidades.
O indicador considera também os indivíduos que concluíram os anos iniciais do ensino fundamental, mas que, porventura, não sabem ler e escrever.
Para calcular esse indicador é utilizada apenas a variável do Censo da Educação Básica que informa o quantitativo de matrículas de Educação Profissional nas diferentes etapas da Educação Básica.
Para identificação das crianças que compõem o público-alvo da meta se utiliza a idade em
anos completos considerando a data de referência de 31 de março, seguindo o que estabelece
a Resolução CNE/CEB nº 06, de 21 de outubro de 2010.
A respeito da formação de docentes para a educação básica, o indicador 15A se baseia nos artigos 62 e 63 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996 (BRASIL, 1996), os quais dispõem que “a formação docente para atuar na educação básica deverá ter em nível superior, em curso de licenciatura plena, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade normal”.
A respeito da formação de docentes para a educação básica, o indicadores 15B se baseia nos artigos 62 e 63 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996 (BRASIL, 1996), os quais dispõem que “a formação docente para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura plena, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade normal”.
A respeito da formação de docentes para a educação básica, o indicador 15C se baseia nos artigos 62 e 63 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996 (BRASIL, 1996), os quais dispõem que “a formação docente para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura plena, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade normal”.
A respeito da formação de docentes para a educação básica, o indicador 15D se baseia nos artigos 62 e 63 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996 (BRASIL, 1996), os quais dispõem que “a formação docente para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura plena, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade normal”.
Para identificação das crianças que compõem o público-alvo da meta se utiliza a idade em
anos completos considerando a data de referência de 31 de março, seguindo o que estabelece
a Resolução CNE/CEB nº 06, de 21 de outubro de 2010.
O indicador 17A representa a razão (expressa como um percentual, ou seja, uma fração de 100) entre o rendimento bruto médio mensal dos profissionais do magistério das redes públicas (Federal, distrital, estaduais e municipais) de educação básica com nível superior completo e o rendimento bruto médio mensal dos demais profissionais com algum vínculo emprega.
Para identificação dos jovens que compõem o público-alvo da meta se utiliza a idade em
anos completos considerando a data de referência de 31 de março, seguindo o que estabelece
a Resolução CNE/CEB nº 06, de 21 de outubro de 2010.
Para identificação dos jovens que compõem o público-alvo da meta se utiliza a idade em
anos completos considerando a data de referência de 31 de março, seguindo o que estabelece
a Resolução CNE/CEB nº 06, de 21 de outubro de 2010.
O indicador representa a proporção de indivíduos de 4 a 17 anos de idade com deficiência
que frequentam a escola em relação à população total com deficiência nessa faixa etária. São
considerados os dados da população de 4 a 17 anos que não consegue ou tem grande dificuldade
em pelo menos um dos seguintes aspectos: enxergar, ouvir, caminhar, subir degraus e/ou possui
alguma deficiência mental/intelectual permanente que limite as suas atividades habituais.
O indicador representa a proporção de matrículas em classes comuns do ensino regular e/ou da educação de jovens e adultos da educação básica de alunos de 4 a 17 anos de idade com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, em relação ao total geral de matrículas desses estudantes.
A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) foi desenvolvida pelo Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com o objetivo de aferir os níveis de
alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e alfabetização em Matemática das crianças
regularmente matriculadas no 3º ano do ensino fundamental, fase final do Ciclo de Alfabetização,
bem como as condições das instituições de ensino às quais estão vinculadas.
A mudança de nível ocorrida em 2008 e nos anos seguinte se deve ao fato de que, até o ano de 2007, o INEP considerava o EJA - Ensino de Jovens e Adultos - como Ensino Fundamental. A partir de 2008, o EJA virou uma modalidade de ensino a parte.
Considera-se o abastecimento de água adequado quando a forma é por rede geral de distribuição. Para fins de calculo, foram considerados somente os domicílios particulares permanentes.
Foram utilizados os dados para a eleição que definiu o cargo mais alto do ano (Presidente ou Prefeito), sempre do turno final. Para o ano de 2010, foi utilizada a eleição de Governador ao invés de Presidente.
O número de acidentes da cidade pode ser superior ao somatório dos valores apresentados por bairros e regiões devido aos registros que não possuem endereço para sua localização.
O número de acidentes da cidade pode ser superior ao somatório dos valores apresentados por bairros e regiões devido aos registros que não possuem endereço para sua localização.
O número de acidentes da cidade pode ser superior ao somatório dos valores apresentados por bairros e regiões devido aos registros que não possuem endereço para sua localização.
O número de acidentes da cidade é superior ao somatório dos valores apresentados por bairros e regiões. A diferença deve-se aos registros que não possuem endereço para sua localização. O número também é menor que a soma dos acidentes por tipo de veículos por um mesmo acidente poder ter sido entre mais de um tipo de veículo.
Foi utilizada a população contada no Censo Demográfico de 2010.
O número de acidentes da cidade pode ser superior ao somatório dos valores apresentados por bairros e regiões devido aos registros que não possuem endereço para sua localização.
O número de acidentes da cidade pode ser superior ao somatório dos valores apresentados por bairros e regiões devido aos registros que não possuem endereço para sua localização.
A disponibilização dos dados é decenal. A próxima atualização será a partir dos resultados do censo Demográfico 2020.
A população analfabeta negra da cidade é superior ao somatório dos valores apresentados pelas Regiões. A diferença deve-se a restrição de dados feita pelo IBGE para proteção dos dados dos informantes da pesquisa. População negra é a soma da população parda e população preta.
Foram utilizados os dados para a eleição que definiu o cargo mais alto do ano (Presidente ou Prefeito), sempre do turno final. Para o ano de 2010, foi utilizada a eleição de Governador ao invés de Presidente.
Considera apenas os domicílios particulares próprios, alugados ou cedido em áreas com ordenamento urbano regular. Não foram incluídos os domicílios com quadra e face não identificáveis.
Para o cálculo deste indicador computa-se as áreas de responsabilidade municipal, estadual e federal.
O número de acidentes da cidade pode ser superior ao somatório dos valores apresentados por bairros e regiões devido aos registros que não possuem endereço para sua localização.
Foi utilizada a população contada no Censo Demográfico de 2010.
O número de nascidos vivos na cidade é superior ao somatório dos valores disponibilizados por bairros e regiões. A diferença deve-se aos registros que não possuem endereço para sua localização.
Os dados podem apresentar alguma alteração ao longo do tempo devido a atualizações no DATASUS.
Considera apenas os domicílios particulares próprios, alugados ou cedido em áreas com ordenamento urbano regular. Não foram incluídos os domicílios com quadra e face não identificáveis.
O indicador é obtido dividindo o número de casos de tuberculose pela população total do município e multiplicado por 100.000. Para os anos não censitários foi utilizada a população do censo anterior.
Os dados podem apresentar alguma alteração ao longo do tempo devido a atualizações no DATASUS.
O indicador é obtido dividindo o número de casos diagnosticados de AIDS pela população total do município e multiplicado por 100.000. Para os anos não censitários foi utilizada a população do censo anterior.
Os dados podem apresentar alguma alteração ao longo do tempo devido a atualizações no DATASUS.
Dados até 18/05/2016 sujeitos a revisão.
Ciclovias devem ser definidas como infraestrutura voltada unicamente a ciclistas, não devendo abarcar as vias acessíveis a ciclistas e a outras formas de transporte simultaneamente.
O universo de indivíduos é limitado àqueles que vivem em domicílios particulares permanentes.
O item Outros inclui taxi, lotação, carroça e sem identificação.
As informações de 2000 relativas às regiões Ilhas e Humaitá/Navegantes foram tabuladas em conjunto.
Estão considerados todos os graus de dificuldade. Uma pessoa pode apresentar mais de uma deficiência.
A identificação das comunidades é realizada pelos CRIPs de cada Região, conferidas pelo CORIP e calculada no ObservaPOA.
Calculado com base no consumo total de água dividido pelo número total de economias (categorias residencial, comercial, industrial e repartição pública).
Foi utilizada a população contada no Censo Demográfico de 2010.
O indicador é calculado dividindo o número total de energia, em kwh, consumida pelo município pela População total do município (total ou estimada obtida no site do IBGE). Houve alteração de dados em função de utilização de população estimada em anos não censitários.
Os dados disponíveis são oriundos do Sistema de Informação da Atenção Básica - SIAB e gerados a partir do trabalho das equipes de Saúde da Família (ESF) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
As informações são atualizadas periodicamente pela SSP/RS levando em consideração os registros de ocorrências para fatos consumados e podem sofrer alterações em decorrência do andamento das investigações criminais.
As informações são atualizadas periodicamente pela SSP/RS levando em consideração os registros de ocorrências para fatos consumados e podem sofrer alterações em decorrência do andamento das investigações criminais.
As informações são atualizadas periodicamente pela SSP/RS levando em consideração os registros de ocorrências para fatos consumados e podem sofrer alterações em decorrência do andamento das investigações criminais.
As informações são atualizadas periodicamente pela SSP/RS levando em consideração os registros de ocorrências para fatos consumados e podem sofrer alterações em decorrência do andamento das investigações criminais.
Estão considerados todos os graus de dificuldade.
Região Ilhas e Humaitá-Navegantes foram consideradas uma só devido a baixa população na região Ilhas.
O valor total de Porto Alegre não é igual a soma das regiões devido a arredondamentos dos valores estimados.
Região Ilhas e Humaitá-Navegantes foram consideradas uma só devido a baixa população na região Ilhas.
O valor total de Porto Alegre não é igual a soma das regiões devido a arredondamentos dos valores estimados.
Estão considerados todos os graus de dificuldade.
Região Ilhas e Humaitá-Navegantes foram consideradas uma só devido a baixa população na região Ilhas.
O valor total de Porto Alegre não é igual a soma das regiões devido a arredondamentos dos valores estimados.
Estão considerados todos os graus de dificuldade.
Região Ilhas e Humaitá-Navegantes foram consideradas uma só devido a baixa população na região Ilhas.
O valor total de Porto Alegre não é igual a soma das regiões devido a arredondamentos dos valores estimados.
As informações são atualizadas periodicamente pela SSP/RS levando em consideração os registros de ocorrências para fatos consumados e podem sofrer alterações em decorrência do andamento das investigações criminais.
Considerou-se a demanda manifesta por vaga nas escolas municipais infantis e nas escolas de ensino fundamental que oferecem turmas de jardim.
Não aparecem no cálculo o atendimento e a demanda das escolas especiais e EMEF de Surdos Bilingue Salomão Watnick, uma vez que as mesmas não registram demanda na lista de espera infantil.
Para anos não censitários foi utilizada a população do censo anterior.
Para anos não censitários foi utilizada a população do censo anterior.
Fórmula do cálculo: (Nº de Matrícula atual 0 a 3 / demanda considerada 0 a 3) *100 Onde: Nº de matrícula atual 0 a 3 = nº de alunos matriculados nas escolas infantis da Rede Municipal de Ensino na data estabelecida para o término do processo de seleção de alunos novos Demanda considerada 0 a 3 = (inscritos-efetivados-desistentes) 0 a 3 + Matrícula atual 0 a 3.
Demandas de anos anteriores mas que foram regatadas nas assembleias seguintes foram contabilizadas somente no ano da demanda original.
Para o total da cidade foram contabilizados também as demandas das reuniões temáticas.
Indica o percentual de pessoas com 10 anos e mais que se encontra na situação de desemprego aberto ou oculto.
Considera os domicílios cujo lixo é coletado por serviço de limpeza ou caçamba.
Nos anos de 1991 e 2000, os domicílios do tipo "Casa de vila ou em condomínio" estão contabilizados no tipo "Casa". Em todos os anos foram considerados somente os domicílios particulares permanentes.
Nestes valores já estão contabilizados os domicílios indigentes.
Tendo como principais características a cooperação, a autogestão, a democracia, a solidariedade, o respeito à natureza e a valorização e promoção da dignidade do trabalho humano, a Economia Solidária é entendida como uma estratégia de enfrentamento aos processos de exclusão social e de precarização do trabalho e se apresenta como uma alternativa ao capitalismo, na medida em que promove a inclusão social através de novas possibilidades na geração de trabalho e renda.
As informações são atualizadas periodicamente pela SSP/RS levando em consideração os registros de ocorrências para fatos consumados e podem sofrer alterações em decorrência do andamento das investigações criminais.
As informações são atualizadas periodicamente pela SSP/RS levando em consideração os registros de ocorrências para fatos consumados e podem sofrer alterações em decorrência do andamento das investigações criminais.
A rede particular, a partir de 2014,está subdividida em escolas particulares e escolas particulares conveniadas. As escolas particulares conveniadas são aquelas que possuem convênio com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PMPA).
Considera apenas os domicílios particulares próprios, alugados ou cedido em áreas com ordenamento urbano regular. Não foram incluídos os domicílios com quadra e face não identificáveis.
Considera-se esgoto sanitário adequado quando a forma é por rede geral de esgoto ou pluvial ou por fossa séptica. Para fins de cálculo, foram considerados somente os domicílios particulares permanentes.
As informações são atualizadas periodicamente pela SSP/RS levando em consideração os registros de ocorrências para fatos consumados e podem sofrer alterações em decorrência do andamento das investigações criminais.
Para acessar os dados das regiões, baixe o Atlas do Desenvolvimento Humano disponível no site do ObservaPOA. Atente que os dados são utilizando a metodologia antiga!
Foi utilizado o mês de janeiro como mês referência.
Foi utilizado o mês de janeiro como mês referência.
Esse indicador não é feito utilizando as regiões do OP. Ao invés disso, ele utiliza as seguintes regiões: Sul Centro Sul, Leste, Partenon, Centro Ilhas/Humaitá, Norte/Noroeste, Lomba do Pinheiro, Restinga Extremo Sul, Eixo Baltazar Nordeste e Glória/Cruzeiro/Cristal.
Foram contabilizados somente os ônibus utilizados no transporte coletivo.
Foram contabilizados somente os ônibus utilizados no transporte coletivo.
Os dados são do mês de dezembro do respectivo ano.
Os tipos oficiais de veículos utilizados pelo DETRAN foram agrupados na seguinte forma:
Carro = Automóvel + Camioneta;
Caminhão = Caminhão + Caminhão Trator + Caminhonete;
Motocicleta = Ciclomotor + Motocicleta + Motoneta;
Ônibus = Microônibus + Ônibus;
Utilitário = Utilitário;
Outros = Motor-Casa + Triciclo + Quadriciclo + Reboque + Semi-Reboque + Side Car + Trator de Rodas + Trator de Esteiras + Trator Misto + Sem tipo;
As informações são atualizadas periodicamente pela SSP/RS levando em consideração os registros de ocorrências para fatos consumados e podem sofrer alterações em decorrência do andamento das investigações criminais.
As informações são atualizadas periodicamente pela SSP/RS levando em consideração os registros de ocorrências para fatos consumados e podem sofrer alterações em decorrência do andamento das investigações criminais.
O número de nascidos na cidade é superior ao somatório dos valores disponibilizados por bairros e regiões. A diferença deve-se aos registros que não possuem endereço para sua localização.
Os dados podem apresentar alguma alteração ao longo do tempo devido a atualizações no DATASUS.
OBSERVAÇÃO: A soma dos valores absolutos das regiões não corresponde ao valor absoluto da cidade, pois, no valor absoluto da cidade estão incluídos os valores ignorados (quando a pessoa não responde a questão, o valor é considerado "ignorado").
O número de nascidos na cidade é superior ao somatório dos valores disponibilizados por bairros e regiões. A diferença deve-se aos registros que não possuem endereço para sua localização.
Os dados podem apresentar alguma alteração ao longo do tempo devido a atualizações no DATASUS.
OBSERVAÇÃO: A soma dos valores absolutos das regiões não corresponde ao valor absoluto da cidade, pois, no valor absoluto da cidade estão incluídos os valores ignorados (quando a pessoa não responde a questão, o valor é considerado "ignorado").
O valor de Porto Alegre para o ano de 2010 inclui homens responsáveis por domicílio com e sem responsabilidade compartilhada.
As informações são atualizadas periodicamente pela SSP/RS levando em consideração os registros de ocorrências para fatos consumados e podem sofrer alterações em decorrência do andamento das investigações criminais.
O número de óbitos da cidade é superior ao somatório dos valores disponibilizados por bairros e regiões. A diferença deve-se aos registros que não possuem endereço da residência da vítima para identificação do bairro e da região.
Foi utilizada a população contada pelo Censo Demográfico de 2010
O número de óbitos da cidade é superior ao somatório dos valores disponibilizados por bairros e regiões. A diferença deve-se aos registros que não possuem endereço da residência da vítima para identificação do bairro e da região.
O número de óbitos da cidade é superior ao somatório dos valores disponibilizados por bairros e regiões. A diferença deve-se aos registros que não possuem endereço da residência da vítima para identificação do bairro e da região.
Taxa para as regiões e bairros da cidade disponíveis somente para os anos censitários.
Para o cálculo, foi utilizada a idade do carro no dia 31/12 do respectivo ano e considerados somente os veículos de tipo "Automóvel" e "Camioneta". Foram considerados os veículos de fabricação no próprio ano de competência com idade zero no período (o que pode gerar uma atualização em anos anteriores).
Trata-se da idade média dos ônibus que operam no transporte público. Atualizado em 2019.
O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é um indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho em exames padronizados (Prova Brasil ou Saeb) – realizados pelos estudantes ao final da 4ª série do ensino fundamental – com informações sobre rendimento escolar. O índice varia de 0 a 10.
O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é um indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho em exames padronizados (Prova Brasil ou Saeb) - realizados pelos estudantes ao final da 8ª série do ensino fundamental - com informações sobre rendimento escolar. O índice varia de 0 a 10.
Considera apenas os domicílios particulares próprios, alugados ou cedido em áreas com ordenamento urbano regular. Não foram incluídos os domicílios com quadra e face não identificáveis.
O Idese varia de zero a um e permite que se classifique os municípios em três níveis de desenvolvimento: baixo (índices até 0,499), médio (entre 0,500 e 0,799) ou alto (maiores ou iguais a 0,800).
O IDHM varia de 0 a 1 e permite classificar os municípior em 4 níveis de desenvolvimento humano: Muito baixo (valores até 0,499); Baixo (valores entre 0,5 e 0,599); Médio (valores entre 0,6 e 0,699); Alto (valores entre 0,7 e 0,799) e Muito alto (valores de 0,8 a 1)
Para acessar os dados das regiões, baixe o Atlas do Desenvolvimento Humano disponível no site do ObservaPOA. Atente que os dados são utilizando a metodologia antiga!
Considera apenas os domicílios particulares próprios, alugados ou cedido em áreas com ordenamento urbano regular. Não foram incluídos os domicílios com quadra e face não identificáveis.
As informações são atualizadas periodicamente pela SSP/RS levando em consideração os registros de ocorrências para fatos consumados e podem sofrer alterações em decorrência do andamento das investigações criminais.
Foram considerados apenas os leitos de internação.
Os dados podem apresentar alguma alteração ao longo do tempo devido a atualizações no DATASUS.
Foi utilizada a população contada no Censo Demográfico de 2010.
Os dados podem apresentar alguma alteração ao longo do tempo devido a atualizações no DATASUS.
Considera apenas os domicílios particulares próprios, alugados ou cedido em áreas com ordenamento urbano regular. Não foram incluídos os domicílios com quadra e face não identificáveis.
As matriculas contabilizadas na categoria "Educação Especial" são as identificadas como "Educação Especial" (2007 a 2010) ou "Educação Especial - Modalidade Substitutiva" (2011 em diante) no Censo Escolar. Estas matriculas não são contabilizadas nos níveis de ensino.
Refere-se a um conjunto constituído de, no mínimo, 51 unidades habitacionais em geral com urbanização fora dos padrões vigentes, denominado como aglomerado subnormal.
O número de domicílios da cidade é superior ao somatório dos valores apresentados pelas Regiões, pela restrição de dados feita pelo IBGE.
No ano de 2000, não havia setor de classificação aglomerados subnormal para Ilhas.
A indisponibilidade do dado em diversos bairros e na região Ilhas se deve ao fato de não terem setores censitários classificados como 'Aglomerado Subnormal'.
O número de óbitos de menores de 1 ano de idade na cidade é superior ao somatório dos valores disponibilizados por bairros e regiões. A diferença deve-se aos registros que não possuem endereço para sua localização.
Os dados podem apresentar alguma alteração ao longo do tempo devido a atualizações no DATASUS.
O valor do ano de 2015 é provisório, sujeito a atualização.
O número de óbitos de menores de 5 anos de idade na cidade é superior ao somatório dos valores disponibilizados por bairros e regiões. A diferença deve-se aos registros que não possuem endereço para sua localização.
Os dados podem apresentar alguma alteração ao longo do tempo devido a atualizações no DATASUS.
Os dados podem apresentar alguma alteração ao longo do tempo devido a atualizações no DATASUS.
Para o cálculo do indicador para a cidade nos anos não censitários foi utilizada a população do último censo.
As principais causas de morte relacionadas ao aparelho circulatório são o AVC (acidente vascular cerebral), também conhecido como derrame, doença isquêmica do coração e infarto do miocárdio.
Os dados podem apresentar alguma alteração ao longo do tempo devido a atualizações no DATASUS.
O indicador é calculado dividindo o número total de óbitos por doenças do aparelho respiratório pela população total do município multiplicado por 10 mil.
Os dados podem apresentar alguma alteração ao longo do tempo devido a atualizações no DATASUS.
Os suicídios estão no grupo de lesões autoprovocadas do CID10, classificados por categoria para indicar sua causa.
Os dados podem apresentar alguma alteração ao longo do tempo devido a atualizações no DATASUS.
Foi utilizada a população contada no Censo Demográfico de 2010.
Foi utilizada a população contada no Censo Demográfico de 2010.
Foi utilizada a população contada no Censo Demográfico de 2010.
Foi utilizada a população contada no Censo Demográfico de 2010.
Para o cálculo foram considerados todos veículos registrados nos 20 tipos, além dos que não se enquadravam em nenhum tipo utilizado pelo DETRAN. Para os anos não censitários foi utilizada a estimativa de população do IBGE (a metodologia foi modificada em 2021).
O indicador tem como referência anual o mês de dezembro.
O valor de Porto Alegre para o ano de 2010 inclui mulheres responsáveis por domicílio com e sem responsabilidade compartilhada.
O numero reflete o número de mulheres vereadoras eleitas nas eleições do ano anterior.
O número de nascidos vivos da cidade é superior ao somatório dos valores disponibilizados por bairros e regiões. A diferença deve-se aos registros que não possuem endereço para sua localização.
Os dados podem apresentar alguma alteração ao longo do tempo devido a atualizações no DATASUS.
O número de nascidos vivos da cidade é superior ao somatório dos valores disponibilizados por bairros e regiões. A diferença deve-se aos registros que não possuem endereço para sua localização.
Os dados podem apresentar alguma alteração ao longo do tempo devido a atualizações no DATASUS.
Os dados podem apresentar alguma alteração ao longo do tempo devido a atualizações no DATASUS.
O indicador tem como referência anual o mês de dezembro.
Para o cálculo do indicador foram considerados apenas:
1. Quem já havia concluído o ensino médio ou estava em ano de conclusão (ST_CONCLUSAO igual a 1 ou 2);
2. Quem compareceu em todas as provas objetivas e na redação (IN_PRESENCA_,IN_PRESENCA_CH, IN_PRESENCA_LC e IN_PRESENCA_MT iguais a 1 e IN_STATUS_REDACAO igual a P); e
3. Quem concluiu o ensino médio em escolas de Porto Alegre, indiferente do local da realização da prova (COD_MUNICIPIO_ESC igual a 4314902).
As informações são atualizadas periodicamente pela SSP/RS levando em consideração os registros de ocorrências para fatos consumados e podem sofrer alterações em decorrência do andamento das investigações criminais. As ocorrências bancárias estão contidas no geral de furtos e roubos, e correspondem, respectivamente, aos furtos/arrombamentos a caixa eletrônico e estabelecimento bancário, e aos roubos a estabelecimento bancário, a estabelecimento bancário com lesões e a posto bancário.
Para melhor formatação, as ocorrências de embriaguez e desordem foram contabilizadas juntas.
As ocorrências de desacato,ameaça e agressão foram somadas juntas, considerando que a ameaça ou o desacato são agressões verbais.
As informações são atualizadas periodicamente pela SSP/RS levando em consideração os registros de ocorrências para fatos consumados e podem sofrer alterações em decorrência do andamento das investigações criminais. As ocorrências em estabelecimentos comerciais estão contidas no geral de furtos e roubos, e correspondem, respectivamente, ao furto/arrombamento em estabelecimento comercial, e aos roubos a estabelecimento comercial, a mini-mercados e armazéns, a estabelecimento comercial com lesões e a joalherias e óticas.
As informações são atualizadas periodicamente pela SSP/RS levando em consideração os registros de ocorrências para fatos consumados e podem sofrer alterações em decorrência do andamento das investigações criminais. As ocorrências em transportes coletivos e lotações estão contidas no geral de roubos, e correspondem, respectivamente, aos roubos de passageiros em transporte coletivo e lotações, e aos roubos a motoristas de lotações e a transporte coletivo.
Região Ilhas e Humaitá-Navegantes foram consideradas uma só devido a baixa população na Região Ilhas.
O valor total de Porto Alegre não é igual a soma das regiões devido a arredondamentos dos valores estimados.
Os Fóruns são responsáveis pela definição, das obras e serviços que serão discutidas no período de maio a julho e pela análise e aprovação do Plano de Investimentos e Serviços da sua Região.
O número de participantes da cidade é superior ao somatório dos valores apresentados nas ROPs. A diferença deve-se ao fato de que o número total corresponde ao somatório de participantes nas assembleias Temáticas e Regionais.
O credenciamento ocorre na entrada de cada Assembleia Regional e Temática do Orçamento Participativo em sistema específico para computar a participação da população.
O Porto Alegre em Análise permite até 25 registros por indicador. Os amarelos não constam mais dos lançamentos por ultrapassarem este limite. Caso o usuário precise saber os dados de participação do início do OP deve acessar o tema Democracia Participativa.
O número de nascidos vivos da cidade é superior ao somatório dos valores disponibilizados por bairros e regiões. A diferença deve-se aos registros que não possuem endereço para sua localização.
Os dados podem apresentar alguma alteração ao longo do tempo devido a atualizações no DATASUS.
Para o ano de 2000 considera todos domicílios particulares permanentes e apenas pavimentação total.
Para o ano de 2010 considera apenas os domicílios particulares próprios, alugados ou cedidos em áreas com ordenamento urbano regular. Não foram incluídos os domicílios com quadra e face não identificáveis.
Estão considerados todos os graus de dificuldade.
Caso uma pessoa pode apresente mais de uma das deficiências investigadas ela será contada uma única vez.
Região Ilhas e Humaitá-Navegantes foram consideradas uma só devido a baixa população na região Ilhas.
O valor total de Porto Alegre não é igual a soma das regiões devido a arredondamentos dos valores estimados.
Refere-se a um conjunto constituído de, no mínimo, 51 unidades habitacionais em geral com urbanização fora dos padrões vigentes, denominado aglomerado subnormal.
A população da cidade é superior ao somatório dos valores apresentados pelas Regiões, pela restrição de dados feita pelo IBGE.
No ano de 2000, não havia setor de classificação aglomerados subnormal para Ilhas.
A Educação Infantil destinava-se à faixa etária de 0 a 6 anos em 2000, tendo sido legalmente alterada durante o período deste estudo, sendo a faixa etária de 0 a 5 anos considerada adequada a esse nível em 2010. Com os indicadores recalculados para 2000 pela FJP para a plataforma fonte, este problema da diferença etária foi contabilizado adequando-se os valores dos índices à realidade da distribuição etária por nível de 2010.
No cálculo do indicador são considerados apenas os domicílios particulares permanentes.
Os dados podem apresentar alguma alteração ao longo do tempo devido a atualizações no DATASUS.
Esse indicador não é feito utilizando as regiões do OP. Ao invés disso, ele utiliza as seguintes regiões: Sul Centro Sul, Leste, Partenon, Centro Ilhas/Humaitá, Norte/Noroeste, Lomba do Pinheiro, Restinga Extremo Sul, Eixo Baltazar Nordeste e Glória/Cruzeiro/Cristal.
Foi utilizado o mês de janeiro como mês referência.
Foi utilizado o mês de janeiro como mês referência.
O indicador tem como referência anual o mês de dezembro.
Referente ao mês de julho.
Os dados das Regiões Humaitá-Navegantes e Ilhas foram tabulados em conjunto. Este indicador se chamava "Percentual de pobres"
Os dados das Regiões Humaitá-Navegantes e Ilhas foram tabulados em conjunto. Este indicador se chamava "Percentual de indigentes"
Para o cálculo do indicador, utilizou-se o número de pessoas infectadas, dividido pela população, multiplicado por 10.000. Para o ano de 2011, utilizou-se a população do Censo Demográfico de 2010.
Os dados podem apresentar alguma alteração ao longo do tempo devido a atualizações no DATASUS.
Em 2000 as informações das Regiões Ilhas e Humaitá/Navegantes foram tabuladas em conjunto.
Em 2010, a população branca da cidade é superior ao somatório dos valores apresentados pelas Regiões. A diferença deve-se a restrição de dados feita pelo IBGE para proteção dos dados dos informantes da pesquisa.
O número de adolescentes da cidade é superior ao somatório dos valores apresentados pelas Regiões. A diferença deve-se a restrição de dados feita pelo IBGE para proteção dos dados dos informantes da pesquisa.
O número de adultos da cidade é superior ao somatório dos valores apresentados pelas Regiões. A diferença deve-se a restrição de dados feita pelo IBGE para proteção dos dados dos informantes da pesquisa.
O número de crianças da cidade é superior ao somatório dos valores apresentados pelas Regiões. A diferença deve-se a restrição de dados feita pelo IBGE para proteção dos dados dos informantes da pesquisa.
O número de idosos da cidade é superior ao somatório dos valores apresentados pelas Regiões. A diferença deve-se a restrição de dados feita pelo IBGE para proteção dos dados dos informantes da pesquisa.
O número de jovens da cidade é superior ao somatório dos valores apresentados pelas Regiões. A diferença deve-se a restrição de dados feita pelo IBGE para proteção dos dados dos informantes da pesquisa.
Região Ilhas e Humaitá-Navegantes foram consideradas uma só devido a baixa população na Região Ilhas.
O valor total de Porto Alegre não é igual a soma das regiões devido a arredondamentos dos valores estimados.
O dado se refere ao número de indivíduos abordados na cidade Porto Alegre, sendo que, um mesmo individuo pode ter sido abordado mais de uma vez, conforme o serviço de abordagem social moradia e sobrevivência efetuado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS.
O número de crianças de 0 a 3 anos da cidade é superior ao somatório dos valores apresentados pelas Regiões. A diferença deve-se a restrição de dados feita pelo IBGE para proteção dos dados dos informantes da pesquisa.
A categoria negra é a junção de duas outras categorias utilizadas pelo IBGE: preta e parda.
O total da população de cor negra da cidade é superior ao somatório dos valores apresentados pelas Regiões. A diferença deve-se a restrição de dados feita pelo IBGE para proteção dos dados dos informantes da pesquisa.
O indicador é calculado dividindo o número total de nascidos vivos cujas mães fizeram menos de 7 consultas pré-natal pelo número total de nascidos vivos no município multiplicado por 100.
Os dados podem apresentar alguma alteração ao longo do tempo devido a atualizações no DATASUS.
Série histórica com retropolação dos dados até 2002. Dados atualizados em 2021.
Considera apenas os domicílios particulares próprios, alugados ou cedido em áreas com ordenamento urbano regular. Não foram incluídos os domicílios com quadra e face não identificáveis.
É um indicador complementar ao indicador "Esgoto adequado" do tema "Infraestrutura".
O sistema compara o percentual de negros desempregados com o percentual de não-negros desempregados e apresenta a diferença entre estes dois percentuais. Quanto menor for esta diferença, menor a desigualdade e, portanto, melhor o indicador.
É a relação entre o rendimento nominal mediano mensal, de trabalho dos homens com 10 anos ou mais, sobre o rendimento nominal mediano mensal de trabalho das mulheres com 10 anos ou mais.
Os dados das Regiões Ilhas e Humaitá/Navegantes foram tabulados em conjunto.
NOTA: 1. Inflator utilizado: IPC-IEPE; valores em reais de abr./16.
(1) Exclusive os assalariados e empregados domésticos assalariados que não tiveram remuneração no mês, os trabalhadores familiares sem remuneração salarial e os trabalhadores que ganham exclusivamente em espécie ou benefício.
NOTA: 1. Inflator utilizado: IPC-IEPE; valores em reais de abr./16.
(1) Exclusive os assalariados e empregados domésticos assalariados que não tiveram remuneração no mês, os trabalhadores familiares sem remuneração salarial e os trabalhadores que ganham exclusivamente em espécie ou benefício.
NOTA: 1. Inflator utilizado: IPC-IEPE; valores em reais de abr./16.
(1) Exclusive os assalariados e empregados domésticos assalariados que não tiveram remuneração no mês, os trabalhadores familiares sem remuneração salarial e os trabalhadores que ganham exclusivamente em espécie ou benefício.
O cálculo da média não inclui os responsáveis por domicílios particulares permanentes sem rendimentos.
Para o cálculo deste indicador computa-se as áreas de responsabilidade municipal e estadual.
Não inclui os responsáveis por domicílios particulares permanentes sem rendimentos.
Não inclui os responsáveis por domicílios particulares permanentes sem rendimentos.
As informações são atualizadas periodicamente pela SSP/RS levando em consideração os registros de ocorrências para fatos consumados e podem sofrer alterações em decorrência do andamento das investigações criminais.
As informações são atualizadas periodicamente pela SSP/RS levando em consideração os registros de ocorrências para fatos consumados e podem sofrer alterações em decorrência do andamento das investigações criminais.
O indicador é calculado dividindo o número total de roubos no município pela população (total ou estimada) do município multiplicado por 10 mil.
A população estimada utilizada é obtida no site do IBGE.
Números sujeitos a modificações de acordo com os dados de roubos atualizados periodicamente pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul.
Percentual de pessoas desocupadas na semana de referência em relação às pessoas na força de trabalho nessa semana.
Percentual de pessoas desocupadas na semana de referência em relação às pessoas na força de trabalho nessa mesma semana por cor ou raça.
Percentual de pessoas desocupadas na semana de referência em relação às pessoas na força de trabalho nessa mesma semana por faixa etária.
Percentual de pessoas desocupadas na semana de referência em relação às pessoas na força de trabalho nessa mesma semana por sexo.
As pessoas de 6 a 14 anos frequentando a pré-escola ou classe de alfabetização foram consideradas como se estivessem no 1º ano do ensino fundamental.
Em 2000, o Ensino Fundamental era destinado à população na faixa etária de 7 a 14 anos completa. Já em 2010, abrangia a população na faixa etária de 6 a 14 anos completa. Com os indicadores recalculados para 2000 pela FJP para a plataforma fonte, este problema da diferença etária foi contabilizado adequando os valores dos índices.
As pessoas de 15 a 17 anos frequentando a 4ª série do ensino médio foram consideradas como já tendo concluído esse nível de ensino.
Tanto em 2000 quanto em 2010 à faixa etária de 15 a 17 anos é o recorte da população em idade apta a cursar o Ensino Médio.
O número total de famílias que recebem recursos dos programas de transferência de renda é a soma dos que recebem o Benefício de Prestação continuada da Assistência Social - BPC (que foi instituído pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pela Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS, Lei nr 8.742, de 7/12/1993; pelas Leis nr 12.435, de 06/07/2011 e nrº 12.470, de 31/08/2011, que alteram dispositivos da LOAS e pelos Decretos nrº 6.214, de 26 de setembro de 2007 e nrº 6.564, de 12 de setembro de 2008) e das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, conforme folha de pagamento emitida pela Caixa Econômica Federal.
O número total de famílias que solicitam recursos dos programas de transferência de renda existentes é o total de famílias registradas no banco de dados do Cadastro Único de Porto Alegre, conforme informações fornecidas pela FASC/PMPA.
Para obtenção do valor foram somadas as Unidades Básicas de Saúde e as Unidades de Saúde da Família. Para o ano de 2015, foram consideradas as Unidades de Saúde da Atenção Básica (141) e as Unidades da Atenção Básica para População Específica (13).
As informações são atualizadas periodicamente pela SSP/RS levando em consideração os registros de ocorrências para fatos consumados e podem sofrer alterações em decorrência do andamento das investigações criminais.
Foram utilizados os dados para a eleição que definiu o cargo mais alto do ano (Presidente ou Prefeito), sempre do turno final. Para o ano de 2010, foi utilizada a eleição de Governador ao invés de Presidente.
Indicador Padrão
Apresenta o valor próprio, o valor absoluto e o valor que serviu como base de cálculo, quando disponível. Permite a análise comparativa entre os diferentes territórios onde se aplica.
Sentido da classificação
Melhor quando mais alto o valor
Abrangência territorial
Apenas para a Cidade
Indicador Padrão
Apresenta o valor próprio, o valor absoluto e o valor que serviu como base de cálculo, quando disponível. Permite a análise comparativa entre os diferentes territórios onde se aplica.
Sentido da classificação
Não classificável
Abrangência territorial
Apenas para a Cidade
Indicador Padrão
Apresenta o valor próprio, o valor absoluto e o valor que serviu como base de cálculo, quando disponível. Permite a análise comparativa entre os diferentes territórios onde se aplica.
Sentido da classificação
Pior quando mais alto o valor
Abrangência territorial
Apenas para a Cidade
Indicador Padrão
Apresenta o valor próprio, o valor absoluto e o valor que serviu como base de cálculo, quando disponível. Permite a análise comparativa entre os diferentes territórios onde se aplica.
Sentido da classificação
Pior quando mais alto o valor
Abrangência territorial
Para a Cidade,Regiões e Bairros
Indicador Padrão
Apresenta o valor próprio, o valor absoluto e o valor que serviu como base de cálculo, quando disponível. Permite a análise comparativa entre os diferentes territórios onde se aplica.
Sentido da classificação
Melhor quando mais alto o valor
Abrangência territorial
Para a Cidade,Regiões e Bairros
Indicador Padrão
Apresenta o valor próprio, o valor absoluto e o valor que serviu como base de cálculo, quando disponível. Permite a análise comparativa entre os diferentes territórios onde se aplica.
Sentido da classificação
Não classificável
Abrangência territorial
Para a Cidade,Regiões e Bairros
Indicador Padrão
Apresenta o valor próprio, o valor absoluto e o valor que serviu como base de cálculo, quando disponível. Permite a análise comparativa entre os diferentes territórios onde se aplica.
Sentido da classificação
Pior quando mais alto o valor
Abrangência territorial
Para a Cidade e Regiões
Indicador Composto
Agrupa, em um mesmo gráfico, vários indicadores relacionados entre si. Não permite análise comparativa.
Sentido da classificação
Não classificável
Abrangência territorial
Apenas para a Cidade
Indicador Composto
Agrupa, em um mesmo gráfico, vários indicadores relacionados entre si. Não permite análise comparativa.
Sentido da classificação
Não classificável
Abrangência territorial
Para a Cidade,Regiões e Bairros
Indicador Padrão
Apresenta o valor próprio, o valor absoluto e o valor que serviu como base de cálculo, quando disponível. Permite a análise comparativa entre os diferentes territórios onde se aplica.
Sentido da classificação
Não classificável
Abrangência territorial
Para a Cidade e Regiões
Indicador Padrão
Apresenta o valor próprio, o valor absoluto e o valor que serviu como base de cálculo, quando disponível. Permite a análise comparativa entre os diferentes territórios onde se aplica.
Sentido da classificação
Melhor quando mais alto o valor
Abrangência territorial
Para a Cidade e Regiões
Indicador Desequilíbrio em razão percentual
Formado por dois indicadores que o sistema compara mostrando o desequilíbrio entre eles em razão percentual. Permite a análise comparativa entre os diferentes territórios onde se aplica.
Sentido da classificação
Não classificável
Abrangência territorial
Para a Cidade e Regiões
Indicador Composto
Agrupa, em um mesmo gráfico, vários indicadores relacionados entre si. Não permite análise comparativa.
Sentido da classificação
Não classificável
Abrangência territorial
Para a Cidade e Regiões
Indicador Desequilíbrio percentual
Formado por dois indicadores que o sistema compara mostrando o desequilíbrio entre eles em percentual. Permite a análise comparativa entre os diferentes territórios onde se aplica.
Sentido da classificação
Pior quando mais alto o valor
Abrangência territorial
Para a Cidade e Regiões
Indicador Composto
Agrupa, em um mesmo gráfico, vários indicadores relacionados entre si. Não permite análise comparativa.
Sentido da classificação
Melhor quando mais alto o valor
Abrangência territorial
Apenas para a Cidade
Indicador Composto
Agrupa, em um mesmo gráfico, vários indicadores relacionados entre si. Não permite análise comparativa.
Sentido da classificação
Melhor quando mais alto o valor
Abrangência territorial
Para a Cidade e Regiões
Indicador Documento
Representado por uma imagem, tabela ou documento de conteúdo livre. Não permite anáise comparativa.
Abrangência territorial
Apenas para a Cidade
Indicador Composto
Agrupa, em um mesmo gráfico, vários indicadores relacionados entre si. Não permite análise comparativa.
Sentido da classificação
Pior quando mais alto o valor
Abrangência territorial
Para a Cidade e Regiões
Indicador Desequilíbrio percentual
Formado por dois indicadores que o sistema compara mostrando o desequilíbrio entre eles em percentual. Permite a análise comparativa entre os diferentes territórios onde se aplica.
Sentido da classificação
Pior quando mais alto o valor
Abrangência territorial
Apenas para a Cidade
Indicador Desequilíbrio em razão percentual
Formado por dois indicadores que o sistema compara mostrando o desequilíbrio entre eles em razão percentual. Permite a análise comparativa entre os diferentes territórios onde se aplica.
Sentido da classificação
Pior quando mais alto o valor
Abrangência territorial
Para a Cidade e Regiões
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O Plano Municipal de Educação de Porto Alegre apresenta metas e respectivos indicadores que serão monitorados de 2014 a 2024 alinhados ao Plano Nacional de Educação.